domingo, 19 de agosto de 2001

Jornal - O Estado de São Paulo/ Persona - 19/08/2001

RECEITAS PICANTES
O concurso Tabasco, promovido pela Aurora, importadora de bebidas e alimentos, recebeu um número de inscrições recorde.
Mais de 500 receitas foram inscritas, durante quatro meses. Deste total, apenas 10 finalistas estarão, amanhã, no Atelier Gourmand, para preparar suas receitas diante dos chefs Sérgio Arno, Alex Atala e Emmanuel Bassoleil, entre outros. O júri vai escolher o prato que estiver no ponto certo da pimenta e o vencedor seguirá para Fortaleza.
Para quem não sabe, a empresa Mclhenny Company, fabricante do Tabasco, possui no Ceará uma de suas maiores fazendas produtoras de pimenta.

quinta-feira, 9 de agosto de 2001

Jornal - Folha Equilíbrio / Coluna Social - 09/08/2001

**Na frente
Cláudio Silva 19, levou o primeiro lugar e um estágio no Café Antique.

Jornal Folha Equilíbrio / Coluna Social - 09/08/2001

Chefs dão a receita do bem No mês passado, as chefs Ana Paula Moraes e Heloisa Bacellar, donas da escola de culinária Atelier Gourmand, reservaram fogões e panelas para jovens de baixa renda. Elas criaram o 1ºProjeto de Gastronomia Jovem - Módulo I: Ajudantes de Cozinha. durante duas semanas, os chefs mais badalados de São Paulo ensinaram o bê-á-bá da culinária para 12 alunos, selecionados entre mil candidatos. Formatura Os doze sortudos, selecionados entre mil candidatos de baixa renda, posam com o diploma do curso de culinária e os mestres-cucas. ***Erick Jacquin, do Café Antique, foi o principal responsável pelo conteúdo das aulas. Os alunos aprenderam a degustar vinhos e a fazer doces e salgados. Postura, organização, capricho e higiene contaram pontos. ***Os chefs não só participaram das aulas como ofereceram estágios em seus restaurantes. Na formatura, acompanhados pelo famoso "patissier" François Payard, do Payard Bistrô, de Nova York, Allan Villa Espejo, Bene, Sergio Arno, Alex Atala e Pierre de Belissen falaram de comidas e da vida. ***Sabor internacional

Depois de se desculpar por não estar vestido "comer il faut", François Payard, do badalado Payard Bistrô (NY), colocou a mão na massa.

domingo, 5 de agosto de 2001

Jornal Gazeta Mercantil / Gastronomia - 03, 04, e 05/08/2001

O Atelier Gourmand concluiu, no último dia 27, com a entrega de diplomas a 12 alunos carentes com idades entre14 e 18 anos, o seu 1ºProjeto de Gastronomia Jovem. Os alunos, selecionados pela Associação BMF, tiveram 80 horas de aula com o chef Erick Jacquin (Café Antique), voltadas ao bê-á-bá da cozinha, com o objetivo de despertar os alunos para a gastronomia e abrir oportunidades de trabalho em padarias e restaurantes. Na entrega dos diplomas, assinado pelo atelier e pelo chef Erick Jacquin, estiveram presentes outros chefs com atuação em São Paulo, com Alex Atala, Benê, Sergio Arno, Pierre Patrick de Belissen e o premiado pâtissier e proprietário da Payard Pâtissier, de Nova York, François Payard. Oito dos doze alunos do curso foram premiados com estágios de um mês nos restaurantes Roanne, Le Vin, Café Antique, Namesa, D.O.M, La Vecchia Cucina e Don Pepe di Napoli. Rua Bela Cintra, 1783 Tel: 3060-9547

quarta-feira, 1 de agosto de 2001

Revista - Food Express/ Via Expressa - 01/08/2001

Para jovens carentes
Idealizado pelas sócias Heloísa de Oliveira Lima Bacellar, chef de cuisine pelo Le Cordon Bleu de Paris e Ana Paula Moraes, aluna da Peter Kumps em Nova York, o Atelier Gourmand, surgiu com uma proposta inovadora: ser uma escola de culinária interativa, na qual cada aluno tem seu próprio fogão.
Depois de mais de um ano e meio de atividades, o Atelier criou um projeto com o objetivo de ensinar a jovens carentes o be-a-bá da cozinha, despertá-los para a arte da gastronomia e dar-lhes oportunidade de trabalho em padarias e restaurantes.
O conteúdo das aulas, ministradas pelo chef Erick Jacquin, do Café Antique, englobou noções sobre com estrutrar um restaurante, higiene na cozinha, alimentos, técnicas de preparo e cocção, receitas básicas elaboradas, sabores e sensibilidade.
No final do curso, os alunos receberam um diploma assinado pelo chef Erick Jackin, pelo Atelier e pela apresentadora e cozinheira Ana Maria Braga.