quinta-feira, 2 de maio de 2002

Folha Omline - Equilíbrio - 02/05/2002

Tomate demorou para ser aceito nas mesas européias da Folha de S.Paulo
Originário da América do Sul, provavelmente da região onde hoje fica o Peru, o tomate demorou bastante para ser aceito nas mesas européias. Foram principalmente os italianos que popularizaram esse ingrediente e também sua versão desidratada -o tomate seco ao sol ou no forno. A torta de hoje ressalta o sabor e a textura do tomate ao natural, envolvendo-o com ervas: alecrim na massa, tomilho e manjericão no recheio.
Torta rústica de tomate
Calorias (por porção): 604
Carboidratos: 45,3 g
Proteínas: 15,4 g
Lipídeos: 41,6 g
Ingredientes:
Rendimento:para quatro pessoas
Para a massa:
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de folhas de alecrim picadinhas
100g de manteiga gelada em cubinhos
1 gema
sal a gosto.
Para o recheio:
1 colher de sopa de mostarda tipo Dijon
4 tomates vermelhos cortados em fatias grossas
1 dente de alho picadinho
4 fundos de alcachofra (cozidos em água com gotas de limão e sal a gosto)
150 g de queijo mussarela ralado grosso
1/4 de xícara chá de azeite, folhas de manjericão e tomilho, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de fazer a massa:
Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e o alecrim. Junte a manteiga e, com a ponta dos dedos, misture até obter uma farofa. Acrescente a gema e misture novamente até formar uma bola que solte das mãos (se necessário, junte um pouco mais de farinha). Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira para descansar por, pelo menos, 30 min.
Recheio:
Descarte as partes duras dos fundos de alcachofra e corte-os em palitos de 1 cm de espessura. Aqueça metade do azeite em uma frigideira, junte o alho e aguarde soltar perfume. Junte os pedaços de alcachofra, o tomilho, o manjericão, o sal e a pimenta e deixe aquecer. Retire do fogo e reserve.
Montagem:
Retire a massa da geladeira e abra-a com o rolo, formando um disco com cerca de 3 mm de espessura. Coloque a massa em uma fôrma para torta, com fundo removível, de 25 cm de diâmetro. Espalhe a mostarda no fundo da torta e, sobre ele, coloque as fatias de tomate, os fundos de alcachofra refogados e o queijo ralado, alternando as camadas e polvilhando sempre com sal, pimenta e ervas (tomilho e manjericão). A última camada deve ser de tomate. Regue com o restante do azeite e leve a torta para a geladeira por 15 min, enquanto aquece o forno a 180 (forno médio). Leve a torta ao forno por aproximadamente 35 min até que a massa esteja crocante, e a superfície, dourada. Retire do forno, deixe esfriar por 10 min, desenforme e sirva.
Receita da chef Heloisa Bacellar, do Atelier Gourmand.