quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Folha de S.Paulo / Comida: Natal em vidro - 07/12/2006

Comida Natal em vidro Chefs e professores de cozinha sugerem presentes que podem ser feitos em casa, como biscoitos, compotas e molhos; receitas permitem preparo com antecedência RACHEL BOTELHO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA O último mês do ano não começa impunemente; é a ceia de Natal que precisa ser planejada, a árvore esperando para ser decorada e uma lista interminável de presentes para enfrentar... Para aliviar o peso das compras e recuperar um pouco do famoso e um tanto esquecido espírito natalino, alguns chefs lançam mão de suas habilidades para criar, eles mesmos, os mimos da família e dos amigos.Mas não é preciso ter diploma para colocar a mão na massa. Basta escolher a receita -pode ser geléia, chutney, condimento, compota, biscoitos, balas-, reunir os ingredientes e se preparar com alguma antecedência. "As pessoas recebem esses presentes de forma muito carinhosa. Ainda que fiquem meio tortinhos, têm vida, passam emoção", acredita Heloísa Bacellar, sócia da escola de culinária Atelier Gourmand e autora do livro "Cozinhando para Amigos" (ed. DBA).Para este Natal, ela sugere os biscoitos, que permitem uma série de variações de sabor e formato, além de serem um pretexto para reunir a família na cozinha. "É uma brincadeira da qual as crianças também podem participar."O chef Carlos Siffert, proprietário do bufê Tambor e professor da Escola Wilma Kövesi de Cozinha, prefere chutney, uma espécie de geléia agridoce com raízes na Índia. "É uma boa idéia porque ele possui três conservantes naturais: açúcar, sal e vinagre, que o fazem durar bastante. E é superversátil: pode ser servido com vários assados, entradas e peixes ou misturado a um molho de salada básico", diz.Outra vantagem dos chutneys é que eles podem (e devem) ser feitos com antecedência. "É importante guardá-lo por uma semana para os sabores curtirem e se misturarem melhor." Depois de pronto, é só colocar em um vidro previamente esterilizado e decorar a embalagem a gosto.Nicolau Rosa, proprietário da escola de culinária que leva seu nome, gosta de "sair da mesmice" e variar as receitas. Já criou panetones artesanais, trufas e um bolo de frutas secas. Neste ano, planeja fazer um brownie com nozes, que será entregue devidamente embrulhado e enfeitado. Outro que aposta nas frutas secas é o chef do restaurante Cantaloup, Renato Carioni. Em sua receita, elas incrementam um pão cobiçado por toda a família.Segundo Carioni, outra opção interessante -e muito mais durável- são as compotas. "Na França, começam a prepará-las em julho, aproveitando as frutas da estação, e guardam para comer com foie gras, pato ou peru no Natal." Além da receita de pêssego com gengibre, o chef aprecia as misturas de figo com baunilha e de manga com capim-santo. Versáteis como os chutneys, elas podem ser apreciadas com queijo branco ou sobre torradas, em um delicioso café da manhã.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Revista Você S/A / Você Sabia - 01/12/2006

VOCÊ SABIA?
EDS

Cozinha em ordem

A subsidiária brasileira da EDS tem um desafio: duplicar o faturamento na América Latina em três anos, sem dobrar o número de funcionários. Para reforçar a estratégia, o diretor de RH, Marcos Nascimento, levou 18 executivos para a cozinha do Atelier Gourmand, em São Paulo. Veja por quê.

O Desafio

Foram formados seis grupos. Cada um teria duas horas para preparar uma receita indicado pelo chef Renato Reinas. Em todas as equipes faltava um ingrediente.

A Lição

O tempo de prova sinaliza a pressão diária. O ingrediente ausente é uma metáfora para a falta de recursos. Para cumprir a meta os grupos terão de trabalhar em equipe, otimizando os recursos.

O Desafio

Ao final, as equipes deveriam trocar os pratos preparados. "Teve equipe que ficou constrangida, pois seu trabalho foi submetido à aprovação de outro time", diz Marcos.

A Lição

Trabalhe com paixão mesmo que você não seja o beneficiário direto do seu esforço.

Revista RSVP - 01/12/2006

Micro bate - papo com Morena Leite
E que está na moda para você?
Ingredientes frescos, grãos, folhas, legumes, azeite da Oliviers & Co, ervas e muitas especiarias.
Você tem uma peça de roupa favorita?
Bata da is/bella.
Que tipo de roupa que nunca usaria?
Não gosto de pensar em nunca.
Objeto de desejo?
Panelas Le Creuset e um fogão duplo da Eletrolux.
Você está lendo algum livro?
Manual do Herói, de Sonia Hirsch.
Lugar em São Paulo...
Adoro o Bourbon Street.
Você tem algum cheiro preferido?
O da minha cozinha, principalmente quando a minha confeiteira está fazendo brigadeiro de pistache.
E sabor preferido?
Chocolate quente na Fautchon, com macarrons da ladurée de lavanda e um sorvet de 5 épices da Hédiard, em Paris.
Quem é seu icone de elegância, que te inspire?
Gosto muito da Helô Bacellar e Paula Moraes, do Atelier Gourmand.
E o que tem no seu ipod?
Ando ouvindo mais vitrola, discos antigos do que ipod, adoro ir na feirinha da Benedito Calixto comprar discos, adoro MPB.
E o que não entra na sua cozinha?
Pessoas arrogantes. Minha cozinha é um templo.