sábado, 24 de abril de 2010

Bares SP

Atelier Gourmand tem aulas especiais para as mães

Os filhos mais originais, que gostariam de surpreender a mulher de suas vidas com um presente especial e marcante, podem investir sem medo nas aulas de gastronomia para amadores do Atelier Gourmand. Com um time de chefs da maior qualidade, a tradicional escola dos Jardins comemora o Dia das Mães com um calendário originalíssimo, que oferece um amplo leque de temáticas que com certeza agradarão a todos os tipos de mãe. Todas as aulas com preparações fáceis de aprender, sem possibilidade de cancelamentos e dentro da descontraída atmosfera do Atelier. Para as apaixonadas por doces e as com mãos de fada já no dia 3 de maio a Festival de Cupcakes Decorados, desvendará os mistérios dos cupcakes de coco com cobertura de coco; de cereja com amêndoas e de chocolate com ganache e marshmallow, com chef a chef Wayne Ferreira. Já as que buscam um cardápio especial para o seu dia, será difícil escolher entre a especialmente criada Menu Especial para o Dia das Mães e a requisitada Risotos da Mama. A aula especial será comandada pela chef Silvia Bresser, dia 3 de maio, e trará um menu composto por trouxinhas de cogumelos; risoto de camarão com coulis de framboesas e castanha de caju e o mil folhas de doce de leite. Enquanto a tradicional aula de risotos, ministrada pelo chef Claudio Mechetto dia 4 de maio, trará as preparações dos risotos: ao curry com vinho branco; à milanesa e de camarões. As mães mais contemporâneas, ligadas ao cinema ou fãs de Almodóvar não podem perder a Aula Especial: Pedro Almodóvar e Gastronomia, dia 7 de maio. Ministrada pela chef Eladia Martins Sanchez, a aula promove uma leitura gastronômica a partir da filmografia do diretor. Enquanto a chef, também, espanhola ensina a confecção de: creme de amêndoas e alho de origem árabe (Ajo Blanco); gazpacho Almodóvar; gazpacho alta gastronomia e pisto manchego (prato tradicional espanhol que consiste em uma fritada de legumes e vegetais), cenas dos filmes “A Conselheira Antropófaga; “Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos” ; “Volver” e “Abraços Partidos”, serão exibidas em um telão. Imperdível para mães com todos os perfis a Aula Especial: Massa Fresca e Cordeiro com Salvatore Loi é um presente inesquecível. Italiano da Sardenha, o chef de um dos templos da alta gastronomia paulistana - o Fasano, planejou a aula com base em suas experiências adquiridas em endereços nobres da Itália, Espanha, França, Inglaterra e EUA. No dia 10 de maio o chef desvendará segredos não só da massa fresca recheada com ricota e raspas de limão siciliano com molho de pommodori fresco e basilico; mas também do gigot de cordeiro grelhado servido com purê de batatas. Para mais informações: www.ateliergourmand.com.br.

Lucia Paes de Barros

terça-feira, 6 de abril de 2010

Blogs da Folha Online - 06/04/2010

Comendo e aprendendo

Há um tempo atrás vi num programa de TV um restaurante-escola de Paris que realizava aulas-almoço para gourmets dedicados e sem tempo. Achei tão bacana mas não conseguia imaginar a logística da coisa. Pois na semana passada, participei de uma aula-almoço aqui mesmo, noAtelier Gourmand. Por R$ 80 pratas, você tem uma entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho. E aprende a preparar algumas etapas da comida que está degustando, além de ganhar a apostila com todas as receitas.
Cada dia o menu apresenta a cozinha de um país. Na quinta foi a Itália. De entrada, o chef Alex Caputo (Executive Chef F.I.C.) de Campinas preparou uma Salada de figos grelhados com presunto Parma deliciosa.

Mas que quase teve a cena roubada pela incrível Focaccia de Parma com queijo. 'Meodeosss', que coisa boa para acompanhar o vinho!

O chef Alex Caputo selando a carne antes de finalizar no forno.
Dizer que o prato principal era generoso seria um eufemismo. Tivemos uma gigantesca Bisteca Fiorentina (T-bone steak alto, temperado com noz moscada, sal e alecrim – grelhado ao ponto) com Nhoque ao pesto rosso (com tomate seco, receita abaixo).

E de sobremesa, Tiramissú. O tempo é curto, a aula começa às 12h30 e acaba às 13h30 pontualmente. Mas dá para comer, aprender e o mais bacana: conhecer gente com as quais você compartilha idéias e risadas à mesa. E gente bacana, que gosta de comer bem, cozinhar e se divertir.

Receita do Pesto Rosso (ótimo para acompanhar massas, torradas, carnes) - 200g de tomate seco - 100ml de azeite - 1 dente de alho - 30g de pinoles - 1 ramo de alecrim - 1 ramo de tomilho - sal a gosto - 20g de azeitonas pretas sem caroço Facinho: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o sal, até obter uma pasta. Experimente e complete com o sal o quanto baste. Atelier Gourmand Rua Bela Cintra, 1783 - Jardins Tel: 0/xx/11/3060-9547

MAPINHA AQUI

Escrito por Marcelo Katsuki às 12h09

http://marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Revista Kaza Festas/ Nacional - Onde Festejar - 01/04/2010

Atelier Gourmand
Uma boa música, deliciosas receitas e a companhia dos amigos. Esses são os principais ingredientes que o Atelier Gourmand oferece para festas fechadas ou aulas particulares.
Referência no mercado como centro de propagação da gastronomia, o espaço-escola conta com uma cozinha especialmente estrutrada com estações individuais.
Eventos gourmets para treinamento e integração de funcionários, receitas práticas para comemorações em geral e reuniões infantis são alguns das opções disponiveis. Venha comemorar!
Tel: (11) 3060-9547, www.ateliergourmand.com.br

Club Gourmand

Com um time de chefs da maior qualidade,

O Atelier Gourmand, tradicional escola de gastronomia dos Jardins, organizou para março dois calendários especiais com cursos para amadores e profissionais prepararem uma Páscoa deliciosa. Com um time de chefs da maior qualidade, o Atelier oferece um amplo leque de temáticas em suas aulas, que vão dos tradicionais Pães de Mel Recheados as Sobremesas Finas em Taças, além do módulo profissional que abrange ovos de páscoa e cupcakes. Todas com preparações deliciosas, sem possibilidade de cancelamentos e fáceis de aprender dentro da descontraída atmosfera do Atelier.

Os preparativos começam já no dia primeiro de março, com a American Cookies e Brownie, quando chef Kiki Felipe desvenda todos os segredos destas delícias achocolatadas tipicamente norteamericanas. No dia 5, é a vez do chef Cláudio Mechetto ir à frente da sala transformar deliciosos bombons em bichinhos decorativos que vão levar crianças e adultos a loucura. Na Bombons para Festa Infantil: Bichinhos, bombons trufados de maracujá se tornarão tigrinhos, os de morango joaninhas e os crocantes ursinhos. A aula do dia 9 também traz preparações perfeitas para presentear, na Festival de Pães de Mel Recheados a chef Teka Borba ensinará pães de mel em diversas versões, como os licorosos e trufados, com delícias como damascos e gianduias.Para os gourmets que procuram algo nem tão tradicional e os que estão em busca de novidades luxuosíssimas a segunda quinzena do mês será absolutamente imperdível. Dia 19 a chef Laura Borzani explicará em detalhes o preparo das delicadas sobremesas em taças; tendência, a Sobremesas Finas em Taças trará preparações como taça de frutas vermelhas à espuma de chocolate branco e tiramissú. Enquanto no dia 29 é vez do chef Wayne Ferreira ministrar a Docinhos Finos de Festa, com maravilhas de comer com os olhos como: caixinhas de chocolate recheadas com damascos e doce de leite; pastilhas de chocolate intercaladas com creme de maracujá e avelãs e a tartelete de nozes.

Os que preferem salgados não precisam se preocupar, pois o Atelier Gourmand reservou cursos especiais como o de Finger Food dia 4 de março, com o chef Marcelo Rodrigues e o aguardadíssimo Queijos: Origem, Histórias e Receitas, comandado pela chef Juliana Delgado, dia 19, quando abordará não só receitas, mas os tipos e origens, além de dar dicas de compra. Além do Cardápio Especial para Páscoa, dia 16 de março, que trará deliciosas sugestões de almoço da chef Benê Oliveira, como a salada de pupunha com vinagrete de laranja, arroz de bacalhau e couve e o requisitado bombocado de mandioca da Benê.

Módulo Profissional Especial de Páscoa

Para os interessados em cursos profissionais, o Atelier Gourmand oferece nas tardes dos dias 23 e 24 de março o Módulo Profissional de Páscoa, em que a chef patissier Patrícia Abbondanza, ensinará todo o processo de produção de ovos de páscoa artesanais, do derretimento do chocolate à embalagem, no primeiro dia e a elaboração de cupcakes decorados, da massa à decoração e modelagem, no segundo.

A aula de terça-feira terá como temática Ovos de Chocolate, e será aberta com técnicas para o derretimento de chocolate e métodos de temperagem, seguidas por instruções e dicas do preparo de bombons para rechear o ovo e será finalizada com idéias criativas de embalagens. Enquanto a de quarta trará a receita de Cupcakes de chocolate, cenoura e brownie, arrematadas por decoração com merengue italiano e modelagem em pasta americana com motivos pascoais.

Para mais informações:

Serviço

Atelier Gourmand

R. Bela Cintra, 1783

Tel.: (11) 3060-9547

www.ateliergourmand.com.br

http://www.clubgourmand.com.br/content.php?content_id=945

Clube Gourmand

Festejado chef de cozinha, Luciano Boseggia, revela alguns de seus segredos aos alunos do Atelier Gourmand

Com um corpo docente composto por chefs prestigiados e competentes, o Atelier Gourmand é reconhecido não só por sua diversidade, mas pela qualidade em cada um de seus eventos. Sempre inovando e surpreendendo, a escola oferecerá uma aula de Cozinha Regional da Itália com o festejado chef Luciano Boseggia, ex-Fasano que hoje aposta na carreira solo.

Italiano de Brescia, ao norte da Itália, o chef Luciano Boseggia trará em sua aula, dia 02 de março, uma refeição completa tipicamente italiana. Com base nas experiências adquiridas desde os seus treze anos de idade, quando começou a atuar em gastronomia na Lombardia, e com os 15 anos adicionais fazendo parte da família Fasano, o chef desvendará os segredos não só de sua especialidade, os risotos, no caso Magro Di Mare (risoto de peixe com pesto verde), mas também da torta de abobrinha, uvas passas, pinóli e ricota, para a entrada e do suculento pêssego recheado com amaretto, nozes e chocolate, para fechar com chave de ouro.

Atelier Ambiente

O cronograma completo de aulas está disponível no site.

Serviço

Atelier Gourmand

R. Bela Cintra, 1783

Tel.: (11) 3060-9547

www.ateliergourmand.com.br