sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aula Almoço no Atelier Gourmand e Cachaça Leblon

Mario Henrique do Esch Café mostra sua versão de Caipirinha Leblon, no Atelier Gourmand. Roberto Camasmie artista plástico e Daisy Camasmie, empresária Chef Mariana Valentini, no Atelier Gourmand e Veronica Ferrigni, Country Mananger da Leblon no Brasil.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Spot Life

ATELIER GOURMAND PREPARA CALENDÁRIO APAIXONANTE PARA OS NAMORADOS
GastronomiaAtrelando romantismo e cumplicidade o Atelier Gourmand oferece um jantar de Dia dos Namorados original aos apaixonados

O Atelier Gourmand, tradicional escola de gastronomia dos Jardins, oferece em junho duas aulas especialmente elaboradas para os casais que gostariam de inovar neste Dia dos Namorados. Com preparações fáceis de aprender, sem possibilidade de cancelamentos e dentro da descontraída e reservada atmosfera do Atelier, as aulas harmonizarão os casais em torno das delícias preparadas à quatro mãos.

Na sexta-feira, 11 de junho, a primeira Valentine’s Dinner: Noite dos Namorados trará um cardápio sofisticado de peixes de água salgada, como o salmão e o próprio namorado, selado pela equilibrada mousse de chocolate amargo e branco com amoras. Enquanto o sábado, dia 12 de junho, terá como prato principal uma carne vermelha - medalhão de mignón com queijo fundido acompanhado de risoto de abóbora e amêndoas tostadas, acompanhada pela levíssima mousse de iogurte e menta com frutas vermelhas e calda de chocolate. Ambas as aulas serão ministradas pelo chef Renato Reinas, de maneira interativa, de forma que os casais dividirão uma bancada completa e terão a oportunidade de aprender e preparar juntos cada uma das delícias especialmente selecionadas para a ocasião.

Outras aulas apaixonantes no mês dos namorados

Ainda antes da data o Atelier Gourmand oferecerá cursos com temáticas românticas, que prometem ajudar os pombinhos a presentear e surpreender na data especial. O sempre procurado curso de modelagem em pasta americana terá uma edição especial para a data: o Pasta Americana: Mini Bolo de Dia dos Namorados. No dia 26 de maio a chef do Sugar Art, Paula Mohler, demonstrará a cobertura e modelagem de um casal de namorados, em mini bolo de massa brownie, com pasta americana pronta; além de tirar dúvidas sobre a arte os alunos levarão seus mini bolos para casa. Enquanto a Doces Casais Famosos, inspirada no Dia dos Namorados e conduzida pelo chef patissier Aglay Piovesan, no dia 11 de junho, trará combinações clássicas e deliciosas de sobremesas já conhecidas como a versão brasileira do cheesecake, numa variação Romeu e Julieta; o cannoli de doce de leite com coco e a sempre charmosa fondue de chocolate com morangos.

Os que preferem surpreender a pessoa amada com um jantar especialmente preparado, seguindo a tendência confort food, podem conseguir ótimas dicas ou mesmo aprender um menu completo nas aulas Cozinhando Para Quem Se Ama e Cardápio Completo, dias 9 e 10 de junho, respectivamente. Na quarta-feira o chef Ivan Achcar ensinará tanto preparações acolhedoras, como o creme de palmito e galinha D’angola ao perfume de tartufo e mascarpone, quanto pratos sofisticados e elaborados, como o atum em crosta de macadâmia com purê de batata doce assada, balsâmico com melaço de cana e molho de pimentas e o figo fresco com geléia de cassis e conhaque. Já na quinta-feira, é a chef Marcela Maragliano que toma conta da cozinha do Atelier Gourmand e sugere seu cardápio completo com mignón ao molho de balsâmico e vinho do Porto; risoto alla parmegianna com sálvia estaladiça e mil folhas de doce de leite com sorvete de creme.

Para mais informações: www.ateliergourmand.com.br.

Serviço

Atelier Gourmand

R. Bela Cintra, 1783

Tel.: (11) 3060-9547

Site: www.ateliergourmand.com.br

Twitter: twitter.com/ateliergourmand

domingo, 16 de maio de 2010

Jornal da Tarde/ São Paulo / SP - 16/05/2010

Bem-casado, a "tentação"da festa
Ninguém resiste aos bem-casados nas festas de casamento, no mínimo cada um sai com dois
Reza a lenda que para o casamento durar muito o casal deve saborear o mesmo bem-casado, bem juntinho. E, para dar sorte ao noivos, o doce deve ser presenteado aos convidados no final do casamento. Mito o lenda, não importa, o doce feito com pão de ló e farto recheio de doce de leite, embalado como um presente em papel crepom, é presença obrigatório nas festas de casamento no Brasil. "Ninguém sabe ao certo se foi inventado por portugueses ou já aqui no brasil, o que se sabe é que não é mais uma das gulodices criadas nos conventos", conta a doceira Flávia Milás, que há 21 anos elabora bolos especiais para festas e, é claro, bem-casados. "É a receita mais acessada no meu recém-inaugura-do site, foram 6 mil visitas".
Flávia acrescenta que, mesmo feito a colheradas, sempre há duas metades iguais para casar o doce com o recheio. "É incrível, cada um tem o seu par".
Ao contrário das outras famosas quituteiras de bem-casado, que "não revelam a receita nem sob tortura", Flávia dá aulas de bem-casado em sua escola na Granha Vianna e também no Atelier Gourmand, na capital.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Spot Life

ATELIER GOURMAND OFERECE AULAS-ALMOÇO CAPRICHADAS
GastronomiaA programação varia conforme o dia da semana. Acompanhe a programação de maio.

 Aproveitando a falta de tempo do paulistano, Paula Rizkallah – diretora da renomada escola de gastronomia – criou as aulas almoço, curso onde o interessado aprende receitas exclusivas apresentadas por um dos chefs da casa, com duração de uma hora (12h30 às 13h30) e ainda desfruta de um almoço privé para até 14 pessoas – o que é muito difícil de fazer na maioria dos restaurantes da cidade – degustando os pratos que aprendeu.

No mês de maio, às segundas-feiras, a chef Marcela Maragliano ensinará pratos como o Terrine de palmito com verdinhos; Mignón grelhado ao molho de cogumelos e batatas rústicas e um delicioso Tarte Tatin. Nas terças, é a vez do chef Marcelo Rodrigues ensinar Patê de foie com salada verde e cebolas carameladas no Madeira; Lombo de cordeiro com risoto de legumes verdes ao pesto de hortelã e Sorbet de framboesa com espumante. Ás quartas, o chef Alex Caputo prepara um Trio de bruschetas (tomate e basílico, cogumelos e cebolinha, brie com pera); Saltimboca Allá romana com Nhoque Verdi e Pêssegos grelhados com gelato de canela.

Já às quintas, a chef Camila Taquari ministra a aula e elabora pratos como o Tapenade; Robalo ao molho de vinho tinto e tomilho e batatas estampadas com ervas e Espaguete com botarga (ovas de tainha). Fechando a semana, às sextas, sob o comando do chef Cláudio Necheto, ensina a preparar uma Salada de agrião, tomate, palmito e molho de iogurte; Lasanha ao pesto genovês e Creme trufado de coco e gengibre.

Essa opção de curso tem custo promocional de R$80 por pessoa, incluindo menu completo (entrada, prato principal com acompanhamentos, sobremesa e uma taça de vinho cortesia), apostilas e aula de demonstração.

Sobre o Atelier Gourmand

O Atelier Gourmand é uma tradicional escola de gastronomia nos Jardins que não se cansa de inovar e apresentar novas tendências em seu calendário de aulas todos os meses. Com um time de chefs da maior qualidade, o Atelier apresenta um amplo leque de opções de cursos, atendendo a todos os gostos e demandas, sempre com preparações fáceis de aprender, dentro de sua descontraída e produtiva atmosfera.

Para mais informações: www.ateliergourmand.com.br

Serviço

Atelier Gourmand

R. Bela Cintra, 1783

Tel.: (11) 3060-9547

Site: www.ateliergourmand.com.br

Twitter: twitter.com/ateliergourmand

domingo, 9 de maio de 2010

Jornal da Tarde/ São Paulo / Revista JT - 09/05/2010

COMIDINHA DE MÃE
Confira as receitas dos pratos que só sua mãe sabe fazer, como esta do pudim leite condensado.
A cake designer Fabíola Toschi, quando criança adorava brincar com as panelas da mamãe. O primeiro rato que aprendeu com ela foi um pão de batata com torresmo. "Mas o prato que me faz lembrar minha mãe é pudim de leite, ela fazia duas vezes por semana".
Há um ano, quando Fabíola estava grávida, depois da sobremesa ela pediu um pudim. "Estava com vontade, ela parou tudo e fez. É rapidinho e fica uma delícia, qualquer um consegue fazer".
Os chefs Luís Nicoletti e Maria Fernanda Chueiri, que comandam as caçarolas da Mesa da Nena, lembram mãe quando comem o nhoque de mandioquinha, com molho de tomate rústico e folhas de espinafre. Foi com sua mãe, que Nicoletti aprendeu os segredos de preparar um leitão de leite a pururuca. E Maria, picanha no forno com farofa de ovo. Mas esses receitas eles não revelam para ninguém.
Morena Leite, do Capim Santo, lembra de sua mãe quando prepara abacaxi com lagosta.
E a chef Renata Cruz, do Amici, do caldo verde, que aprendeu com a avó.
Já o chef Cláudio Mechetto, professor do Atelier Gourmand, recomenda o risoto preparado pelas matronas do da Itália.
Bom apetite e feliz dia das mães!.
Pudim de leite condensado - cake designer Fabíola Toschi
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
4 ovos
Obs: se quiser uma quantidade maior é só dobrar a receita
Modo de fazer:
  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador.
  2. Em pararalelo, caramelizar uma forma de furo no meio com 1 xícara de açúcar.
  3. Despejar a mistura na forma caramelizada e levar ao forno em banho-maria por aproximadamente 30 minutos, ou até perceber que, ao encostar uma faquinha, o pudim está firme.
  4. Retirar do forno e deixar esfriar. Manter na geladeira até o momento de servir.
Lagosta no abacaxi chef Morena Leite do Capim Santo
Ingredientes:
15ml de azeite
5g de alho
30g de cebola
50ml de cachaça Busca Vida
30g de manjericão
1 abacaxi
300g de cauda da lagosta
1/4 de limão
100ml de creme de leite fresco
30g de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer:
  1. Corte o abacaxi no meio (horizontal), retire o miolo e corte em cubos pequenos para usar no refogado com a lagosta.
  2. Doure o alho no azeite, junte e refogue a cebola; acrescente a lagosta já temperada com sal, pimenta-do-reino e limão, em seguida a cachaça para flambar;
  3. Junte o abacaxi em cubos, adicione o manjericão e o creme de leite fresco e refogue até a lagosta ficar macia.
  4. Coloque na metade do abacaxi a lagosta refogada junto com o molho de abacaxi, salpique queijo parmesão e leve ao forno para gratinar por 3 minutos.
Risoto da mama chef Cláudio Mechetto Atelier Gourmand
Ingredientes:
800g de camarão médio inteiro
2 litros de água
1 cebola média (100g)
3/4 de xícara de chá de manteira (150g)
1 cenoura média picada (120g)
1 colher de chá de salsinha picada
1 folha de de louro
2 colheres de sopa de sal
2 colheres de sopa de conhaque
1 colher de sopa de azeite
2 xícaras de chá de arroz cru, de preferência do tipo arbório (400g)
1 xícara de chá de vinho branco seco (240ml)
Modo de fazer:
  1. Descasque os camarões, coloque as cascas numa panela grande, adicione água e leve ao fogo alto. Ferva durante 20 minutos, escorra, reserve o caldo e despreze as cascas.
  2. Parte a cebola ao meio, corte metade em rodela e pique o restante. Numa panela média, leve ao fogo alto 1/4 de xícara da manteiga, a cebola em rodelas, os camarões, a cenoura, a salsinha, a folha de louro e metade do sal. Frite até o camarões ficarem opacos (cerca de 4 minutos).
  3. Aumente a chama, junte o conhaque e cozinhe sem tampar até que todo o líquido tenha secado. Reserve.
  4. Numa panela grande, aqueça o restante da manteiga e o azeite em fogo alto.
  5. Adicione a cebola picada, deixe cozinhar um pouco e junte o arroz, mexendo sempre até começar a dourar. Junte o vinho e cozinhe sem tampar até que todo o líquido tenha evaporado.
  6. acrescente 3 xícaras do caldo das cascas do camarão e o restante do sal, mexa e deixe cozinhar. Vá juntando mais caldo aos poucos, à medida que o arroz for secando. Cozinhe até que fique macio porém al dente (cerca de 25 minutos).
  7. Retire do fogo e transfira para uma travessa. Aqueça os camarões e disponha-os sobre o arroz. Sirva imediatamente.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Portal Glamurama

ATELIER GOURMAND
A chef Eladia Martins Sanchez ministra a aula especial "Pedro Almódovar e Gastronomia", no Atelier Gourmand, nos jardins.

Free Time Magazine

DESTAQUE - AULA ESPECIAL: MASSA FRESCA E CORDEIRO COM SALVATORE LOI.

CHEF DO FASANO MINISTRA A AULA PARA AMADORES NO ATELIER GOURMAND
Diante do sucesso do mais recente curso ministrado pelo chef Salvatore Loi no Atelier Gourmand, a escola de gastronomia dos Jardins decidiu oferecer mais uma chance aos amantes da gastronomia. No dia 28 de junho o chef marca registrada de um dos templos da alta gastronomia. No dia 28 de junho o chef marca registrada de um dos templos da alta gastronomia paulistana - o Fasano, comendará a Aula Especial: Massa fresca e Cordeiro com Salvatore Loi.
Italiano da Sardenha, o chef Salvatore Loi planejou a aula com base e suas experiências adquiridas em endereços nobres da Itália, Espanha, França, Inglaterra e EUA. O chef desvendará os segredos não só de sua autêntica massa fresca recheada com ricota e raspas de limão siciliano com molho de pommodori fresco e basilico; mas também do gigot de cordeiro grelhado servido com purê de batata.
Salvatore Loi afirma que dar aulas é sempre uma atividade que transmite positividade e que é muito revigorante mostrar um pouco mais de seu trabalho para pessoas que têm interesse, sendo elas profissionais ou não.
O cronograma completo de aulas está disponível no site wwww.ateliergourmand.com.br
Atelier Gourmand
Rua Bela Cintra, 1783
Tel: (11) 3060-9547
Site: www.ateliergourmand.com.br
Twitter:twitter.com/ateliergourmand

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Spot Life

ATELIER GOURMAND COZINHA ALMODÓVAR
GastronomiaSempre adiantando novas tendências, o Atelier Gourmand investiu sem medo em um novo perfil de aula prática de culinária contemporânea.

A Aula Especial: Pedro Almodóvar e Gastronomia, dia 7 de maio, ministrada pela chef Eladia Martins Sanchez, promove uma leitura gastronômica a partir da filmografia do reconhecido diretor espanhol.

Enquanto a chef conterrânea ao artista ensina a confecção de pratos baseados em cenas dos filmes “A Conselheira Antropófaga; “Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos”; “Volver” e “Abraços Partidos”, trechos das obras serão exibidos em um telão em sala de aula.

Os alunos terão uma oportunidade única de apreciar alguns dos clássicos de Almodóvar enquanto aprendem na prática releituras como: creme de amêndoas e alho de origem árabe (Ajo Blanco); gazpacho Almodóvar; gazpacho alta gastronomia e pisto manchego (prato tradicional espanhol que consiste em uma fritada de legumes e vegetais).

Para mais informações: www.ateliergourmand.com.br.

Serviço

Atelier Gourmand

R. Bela Cintra, 1783

Tel.: (11) 3060-9547

Site: www.ateliergourmand.com.br

Twitter: twitter.com/ateliergourmand

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PORTAL IG DELAS / AMOR E SEXO - 05/05/2010

VIDA DE CASAL: Como driblar ou aproveitar a rotina
Cinco idéias de programas para fazer a dois centro e fora de casa
Ana Paula Marques, especial para o IG São Paulo, Julia Reis, IG São Paulo
"Todo dia ela faz tudo sempre igual", já dizia a música de Chico Buarque. Vencer a rotina é um dos grandes desafios em um relacionamento estável e alguns programas criativos podem ajudar o casal a contornar o estresse e a mesmice do dia a dia. Mas os momentos intimos e caseiros também fazem parte do amor. Saiba como aproveitar melhor essa proximidade:
SAIA DA ROTINA:
Day Spa
Que tal compartilhar momentos de relaxamento e bem-estar ao lado da pessoa amada? Durante um "Day SPA"para casais é possível desfrutar de massagens e tratamentos criados especialmente para aumentar a cumplicidade e o romantismo entre os dois. As clínicas oferecem pacotes de durações e preços variados que contém esfoliação, hidratação, banhos,
ofurô, taça de espumante e outros mimos. Até mesmo produtos com chocolate e vinho são usados nos tratamentos para aliviar a tensão e estimular a libido.
Passeio de balão
Imafine ficar mais próximo do céu, sentir o vento no rosto e ter uma visão de 360 graus da paisagem. Parece romântico? O vôo de balão é um programa emocionante e especial para fazer a dois. As empresas organizam passeios privativos e intimistas para casais, com direito a garrafa de champagne e vista do pôr-do-sol ou nascer do sol.
Curso de gastronomia ou vinhos
Dividir o fogão e cozinhar a quatro mãos pode ser uma atividade divertida e uma oportunidade para aumentar a cumplicidade entre o casal. É possivel contratar um personal chef em casa ou procurar uma escola de cozinha, onde há cursos temáticos e especiais para casais.
Atelier Gourmand
Rua Bela Cintra, 1783 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3060-9547
Tem módulo de três horas para casais, por R$ 380,00.

Buxixo

Atelier Gourmand apresenta aula Pedro Almodóvar

Sempre adiantando novas tendências, o Atelier Gourmand investiu sem medo em um novo perfil de aula prática de culinária contemporânea.

A Aula Especial: Pedro Almodóvar e Gastronomia, dia 7 de maio, ministrada pela chef Eladia Martins Sanchez, promove uma leitura gastronômica a partir da filmografia do reconhecido diretor espanhol.

Enquanto a chef conterrânea ao artista ensina a confecção de pratos baseados em cenas dos filmes “A Conselheira Antropófaga; “Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos”; “Volver” e “Abraços Partidos”, trechos das obras serão exibidos em um telão em sala de aula.

Os alunos terão uma oportunidade única de apreciar alguns dos clássicos de Almodóvar enquanto aprendem na prática releituras como: creme de amêndoas e alho de origem árabe (Ajo Blanco); gazpacho Almodóvar; gazpacho alta gastronomia e pisto manchego (prato tradicional espanhol que consiste em uma fritada de legumes e vegetais).

Serviço Atelier Gourmand R. Bela Cintra, 1783 Tel.: (11) 3060-9547 Site: www.ateliergourmand.com.br Twitter: twitter.com/ateliergourmand

terça-feira, 4 de maio de 2010

Blog Experiência Gastronômica

Do Fasano pra sala de aula

Fiz mais uma das minhas aulas no Atelier Gourmand, dessa vez com o grande chef do Fasano, Salvatore Loi. Já que comprei a máquina de abrir massas, resolvi aprender mais algumas receitinhas pra colocar em prática. Nessa aula o Salvatore ensinou a abrir massa fresca tipo macarrão, além de duas receitas de molhos.

Pra começar, uma curiosidade super bacana, além de aprendermos a receita base para massa, conhecemos a famosa guitarra utilizada para fazer o Spaghetti Guitarra. Pra quem adora uma frescura como eu é uma tentação pura!

A guitarra, macarrão artesanal

O segredo da massa é o ovo, no caso a gema. Só gema. Se for caipira melhor ainda. A massa de macarrão fresco é basicamente uma mistura de farinha de trigo (quanto mais zeros melhor), semolina e gema. Bastante gema. Depois, é misturar, abrir, cortar e preparar o molho de sua preferência.

O Spaghetti Guitarra

Essa mesma massa dá pra cortar em diferentes formatos e criar diferentes molhos. Na aula, aprendemos e provamos Spaghetti alla guitarra com ragú de cordeiro e cogumelo morrillis. O segredo todo está no caldo de cordeiro que na real só com muita paciência ou em restaurante mesmo pra fazer… mas ter uma boa carne de cordeiro e finalizar a massa no molho sempre ajuda.

Spaghetti alla guitarra com ragú de cordeiro e cogumelo morrillis

Depois, veio a receita de Spaguettini speciale com molho de pargo e tomate fresco. Aqui a massa é grano duro número 12, comprada mesmo. Como não tinha pargofresco no dia, fizemos com tilápia. A parte mais bacana foi esse jeito de cozinhar o espagueti no caldo de peixe numa panela baixa só com o necessário pra cobri-lo. Dá um sabor fantástico!

Spaguettini speciale com molho de pargo e tomate fresco

As duas receitas estavam uma delícia, mas o peixe superou às expectativas! Ficamos um tempão exercitando abrir massa na aula, foi divertido. Depois que você pega a prática, na real é fácil e prazeroso. Poder comer uma massinha feita na hora é muito especial e tem um sabor bem diferente. Delícia, delícia!

Mais uma lição, mais um mestre

Fora tudo isso, o Salvatore é uma graça, super gentil, atencioso, sem frecura, muito gente boa. Ele até virou a panela pra aparecer melhor na minha foto! Às vezes a gente cria uma imagem do chef pela aura do restaurante, mas é só impressão, cada um é um. Muitas lições.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mannual

CULINÁRIA INTERATIVA
Esta dica vai para quem quer aprender a cozinhar!
O Atelier Gourmand uma escola de culinária interativa, para todos os gostos e idades. Aulas e eventos com os melhores chefs, que faz com que os alunos aprendam de uma maneira divertida e rica em conteúdo.
O diferencial da escola é que cada aluno tem uma bancada de trabalho e um fogão para si, onde prepara as receitas junto com o professor, e ainda pode levar para casa os pratos que executou no Atelier.

domingo, 2 de maio de 2010

AULA-ALMOÇO NO ATELIER GOURMAND 12H30 EM PONTO!

Comer
AULA-ALMOÇO NO ATELIER GOURMAND: 12H30 EM PONTO!

Por Carol Almirón (carol@basilico.com.br)

Chef Alex Caputo com os pratos pré-preparados

A ideia de Paula Rizkallah, diretora do Atelier Gourmand, de oferecer na escola de gastronomia aulas-almoço, em que o participante aproveita a hora de almoço para aprender um menu completo com um profissional, está sendo colocada em prática desde fevereiro e tem alcançado um público de gourmands interessados não só em comer bem, mas em aprender com chefs renomados. Participantes anotam as dicas do chefDe 12h30 a 13h30 - nem um minuto a mais, nem um minuto a menos -, o chef tem que mostrar como pré-preparou os três pratos (entrada, prato principal e sobremesa - foto no alto), finalizá-los e ainda conversar, dar dicas e tirar dúvidas sobre o que foi apresentado. Para o participante, o tempo também é curto: olhar com atenção a elaboração, anotar as dicas (foto ao lado), sentar-se à mesa, beber (estão incluídos uma taça de vinho, água e café), comer e avaliar o curso em uma hora é um desafio. “Essa ideia combina muito bem com o perfil do paulistano”, diz Paula. Sim. Apesar do ambiente tranquilo, do clima descontraído, há sim uma certa pressão - típica paulistana - pelo cumprimento do horário. O que é bom e ruim, dependendo do caso. Para quem tem um horário rígido e pouco tempo para se dedicar ao hobby gastronômico, o curso cai como uma luva. Se a intenção, porém, é fazer da aula um encontro com um amigo, um bate-papo de negócios ou simplesmente um passeio descompromissado, o programa não é o mais apropriado. Há pouco tempo para o detalhamento das técnicas ou da história por trás da receita, mas há tempo suficiente para se bater um papo informal com o chef e sobretudo para se sentir instigado a tentar repetir os passos em casa (com mais tempo, para errar e acertar) - já que o custo de R$ 80 por pessoa também inclui as receitas impressas.

Alex Caputo explica as receitas aos participantes

"O ambiente é bem sossegado, muito diferente de quando estou na cozinha de um restaurante, com outros vários profissionais, cada um fazendo uma coisa. Aqui posso me dedicar melhor à preparação e aos alunos", comenta o chef Alex Caputo, que neste mês de maio ministra as aulas de quarta-feira, com pratos inspirados na cozinha italiana: trio de bruschetas (tomate e basílico, cogumelos e cebolinha, queijo brie com pera), saltimboca alla romana com nhoque verde (foto abaixo, à esquerda, e receita no link) e pêssegos grelhados com gelato de canela.

Saltimboca alla romana com nhoque verdeChef Alex Caputo conversa com participantes

Para conseguir oferecer uma refeição completa a seus 12 clientes/alunos (limite máximo), Caputo chega ao Atelier Gourmand às 8h30. "Gosto de fazer tudo com calma. Prefiro esperar pelo horário do que ver o pessoal chegando e não ter tudo na mão. No começo, achei que seria impossível demonstrar tudo em uma hora, mas agora já sabemos como é a dinâmica e dá certo", analisa o chef, que tem como companheiros no projeto os chefs Marcela Maragliano, Marcelo Rodrigues, Camila Taquari e Cláudio Necheto (um em cada dia da semana). O menu oferecido pelos chefs muda a cada mês. Para conferir a programação da aula-almoço, prevista até, no mínimo, julho, visite o site do Atelier Gourmand. Atelier Gourmand R. Bela Cintra, 1783, Jardins Tel.: (11) 3060-9547 www.ateliergourmand.com.br

Portal sua Receita

Pedro Almodóvar e Gastronomia

Curso de culinária ensina a confecção de pratos baseados em cenas de filmes do diretor

Acontece: 07/05/2010

Aula_almodovar

O Atelier Gourmand investe em um novo perfil de aula prática de culinária contemporânea e realiza uma aula especial no dia 07 de maio: “Pedro Almodóvar e Gastronomia”. Ministrada pela chef Eladia Martins Sanchez, o curso promove uma leitura gastronômica a partir da filmografia do reconhecido diretor espanhol.

Enquanto a chef conterrânea ao artista ensina a confecção de pratos baseados em cenas dos filmes “A Conselheira Antropófaga; “Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos”; “Volver” e “Abraços Partidos”, trechos das obras serão exibidos em um telão em sala de aula.

Os alunos terão a oportunidade de apreciar alguns dos clássicos de Almodóvar enquanto aprendem na prática releituras como: creme de amêndoas e alho de origem árabe (Ajo Blanco), gazpacho Almodóvar, gazpacho alta gastronomia e pisto manchego (prato tradicional espanhol que consiste em uma fritada de legumes e vegetais).

quando

07 de maio

onde

Atelier Gourmand R. Bela Cintra, 1783 Tel.: (11) 3060-9547 Site: www.ateliergourmand.com.br Twitter: twitter.com/ateliergourmand

quanto

Não informado

Alta Gastronomia

Atelier Gourmand prepara calendário apaixonante para os namorados

Atrelando romantismo e cumplicidade o Atelier Gourmand oferece um jantar de Dia dos Namorados original aos apaixonados

O Atelier Gourmand, tradicional escola de gastronomia dos Jardins, oferece em junho duas aulas especialmente elaboradas para os casais que gostariam de inovar neste Dia dos Namorados. Com preparações fáceis de aprender, sem possibilidade de cancelamentos e dentro da descontraída e reservada atmosfera do Atelier, as aulas harmonizarão os casais em torno das delícias preparadas à quatro mãos.

Na sexta-feira, 11 de junho, a primeira Valentine’s Dinner: Noite dos Namorados trará um cardápio sofisticado de peixes de água salgada, como o salmão e o próprio namorado, selado pela equilibrada mousse de chocolate amargo e branco com amoras. Enquanto o sábado, dia 12 de junho, terá como prato principal uma carne vermelha - medalhão de mignón com queijo fundido acompanhado de risoto de abóbora e amêndoas tostadas, acompanhada pela levíssima mousse de iogurte e menta com frutas vermelhas e calda de chocolate. Ambas as aulas serão ministradas pelo chef Renato Reinas, de maneira interativa, de forma que os casais dividirão uma bancada completa e terão a oportunidade de aprender e preparar juntos cada uma das delícias especialmente selecionadas para a ocasião.

Outras aulas apaixonantes no mês dos namorados

Ainda antes da data o Atelier Gourmand oferecerá cursos com temáticas românticas, que prometem ajudar os pombinhos a presentear e surpreender na data especial. O sempre procurado curso de modelagem em pasta americana terá uma edição especial para a data: o Pasta Americana: Mini Bolo de Dia dos Namorados. No dia 26 de maio a chef do Sugar Art, Paula Mohler, demonstrará a cobertura e modelagem de um casal de namorados, em mini bolo de massa brownie, com pasta americana pronta; além de tirar dúvidas sobre a arte os alunos levarão seus mini bolos para casa. Enquanto a Doces Casais Famosos, inspirada no Dia dos Namorados e conduzida pelo chef patissier Aglay Piovesan, no dia 11 de junho, trará combinações clássicas e deliciosas de sobremesas já conhecidas como a versão brasileira do cheesecake, numa variação Romeu e Julieta; o cannoli de doce de leite com coco e a sempre charmosa fondue de chocolate com morangos.

Os que preferem surpreender a pessoa amada com um jantar especialmente preparado, seguindo a tendência confort food, podem conseguir ótimas dicas ou mesmo aprender um menu completo nas aulas Cozinhando Para Quem Se Ama e Cardápio Completo, dias 9 e 10 de junho, respectivamente. Na quarta-feira o chef Ivan Achcar ensinará tanto preparações acolhedoras, como o creme de palmito e galinha D’angola ao perfume de tartufo e mascarpone, quanto pratos sofisticados e elaborados, como o atum em crosta de macadâmia com purê de batata doce assada, balsâmico com melaço de cana e molho de pimentas e o figo fresco com geléia de cassis e conhaque. Já na quinta-feira, é a chef Marcela Maragliano que toma conta da cozinha do Atelier Gourmand e sugere seu cardápio completo com mignón ao molho de balsâmico e vinho do Porto; risoto alla parmegianna com sálvia estaladiça e mil folhas de doce de leite com sorvete de creme.

Para mais informações: www.ateliergourmand.com.br.

Serviço

Atelier Gourmand R. Bela Cintra, 1783 Tel.: (11) 3060-9547 Site: www.ateliergourmand.com.br Twitter: twitter.com/ateliergourmand

sábado, 1 de maio de 2010

Revista Donna Casa & Conforto/Nacional - Maio/2010

Dia a dia prático
Confira as dicas de congelaento para conservar alimentos e ganhar mais tempo no peparo das refeições
Organização é tudo! Para tornar a rotinha de preparo das refeições mais prática e rápida, o congelamento tem se tornado uma solução bastante eficiente. Quem ensina a preparar e a separar os alimentos para serem resfriados é Alex Caputo, chef do Atelier Gourmand. Ele desmificou a idéia de que comidas quentes não podem ir à geladeira ou ao freezer e, ainda, deu dicas essenciais para auxiliar no dia a dia de quem dispõe de pouco tempo para as tarefas na cozinha.
*Materiais:
-Papel alumínio
-Papel filme
-Saquinhos plástico com fechamento zip lock
-Etiquetas
-Fita crepe:
-Caneta para retroprojetor;
-Faca para cortar o papel filme
-Tábua para alimentos
-Alimentos utilizados: salgadinhos; pão italiano; carne; peixe; frango; verduras; e nhoque.
1 - Disponha o papel filme sobre a tábua e coloque uma unidade limpa de peixe sobre ele. Os pescados dever ser embalados individualmente.
2 - Utilize as etiquetas para identificar os alimentos por nome e data da compra.
** Esse procedimento é importante para que, na hora de escolher os itens a serem preparados, os alimentos que forma comprado há mais tempo sejam consumidos primeiro.
3 - Para evitar a contaminação cruzada entre diferentes tipos de alimentos, coloque as peças de peixe devidamente embaladas e identificadas dentro de um saquinho zip Lock.
4- Como ar cristaliza em temperaturas baixas, é preciso fechar a embalagem, deslizando a mão sobre o plástico no sentido que vem do alimento para a abertura e pressionar o fecho logo em seguida.
5- No caso da carne vermelha, a quantidade separada deve estar de acordo com o tamanho da família. Peça ao açougueiro que já corte e limpe as peças. Embale de 2 em 2 ou de 3 em 3 filés.
6- Novamente, estique o papel filme sobre a tábua. Coloque uma peça de carne, sobrepondo a ela parte desse papel que está na tábua. A segunda peça será disposta sobre a primeira com separação do filme entre ambas.
7 - Repita o procedimento da nomeação e da datação. Então, coloque as embalagens duplas ou triplas dentro do saquinho. No fechamento, retire todo o excesso de ar.
8 - O filé de frango é mais delicado e exige embalagens individuais, como também no caso dos pescados.
9 - Depois identificadas e datadas, as peças podem ir juntas ao saquinho zip lock,mas este deve ser bem fechado depois. A quantidade pode variar de acordo com o tamanho da familia.
10 - O pão italiano que sobrar também pode ser congelado para consumo posterior:
11 - Corte um pedaço de papel filme e enrole-o nas fatias de pão juntas. Depois, enrole uma 2 camada de papel filme, pressionando o pão retirar todo o ar.
12 - No caso dos pães, não é necessário guardá-los com zip Lock. Apenas vede a embalagem com papel-alumínio.
13- Não se esqueça de identificar o alimento e colocar a data de congelamento.
14 - Para congelar alimentos que já foram manuseados (ou sobras de comida para ingerir depois, como o nhoque), basta colocá-los diretamente no saquinho.
15 - Depois, feche o zip Lock e etiquete o saquinho.
16 - Salgadinhos que já foram assados também podem ser congelados. disponha-os separadamente em uma forma aberta.
17 - Então, leve a bandea ao freezer e deixe os salgadinhos congelando entre 2 e 3.
18 - Só depois de congelados, coloque-os juntos num saquinho identificado para, só depois, retornar ao freezer.
19 - Algumas verduras, como este espinafre, podem ir ao congelador, mas, antes disso, precisam passar pelo processo de branqueamento, que conserva a textura, a cor e o sabor.
*Informação Extra
Coloque a verdura em um recipiente com água e deixe por 10 minutos no micro-ondas ou até que a água seja fervida.
20 - Depois de retirar a verdura da água, coloque duas porções (um maço) do espinafre diretamente no saquinho e feche-o completamente, mesmo quente.
21 - Feito isso, leve as carnes o pão nhoque ao freezer:
21 - E, por último, disponha as verduras no congelador de acordo com sua preferência.
Dicas:
- A temperatura média para congelamento é de- 18 C;
- Separe nas embalagens a quantidade suficiente de porções para a refeição da família;
- Atenção! O tempo aconselhado de congelamento é de, no máximo, três meses;
- Para o jantar, separe os alimentos pela manhã e deixe os descongelando em recipiente na geladeira. Nunca os deixe sobre a pia ou em locais em que possa haver proliferação de bactérias;
- Depois de descongelar, não congele novamente nenhum tipo de alimento;
- Verduras frescas não devem ser congeladas, pois, em baixas temperaturas, têm suas folhas queimadas.
Atelier Gourmand
Rua Bela Cntra, 1783 - São Paulo (SP) Tel:(11) 3060-9547
www.ateliergourmand.com.br

Revista Donna Casa & Conforto/Nacional - Maio/2010

Visita ao Mercado Municipal
O chef Alex Caputo, do Atelier Gourmand, leva grupos até 12 alunos para aprender a escolher os melhores ingredientes nos boxes do Mercadão de São Paulo. após as compras, os alunos aprendem a preparar receitas com os prodtos executados. O próximo tour acontece no dia 26 de junho (R$ 320).
Informações: (11) 3060-9547

Revista Divino/ Nacional - 01/05/2010

Aulas-Almoço
Com duração de uma hora (das 12:30 às 13:30), o Atelier Gourmand promove aulas-almoço entre os meses de maio, junho e julho.
Durante o almoço, os interessados aprendem receitas exclusivas apresentadas por um dos chefs da casa e degustam os pratos que aprendera. Às segundas-feiras o tema é França às terçar é cozinha árabe e às quartas o menu é italiano. Às quintas, a aula tem o tema Mediterrâneo e, fechando a semana, ás sextas é sobre a culinária brasileira. O curso tem custo promocional de R$ 80,00 por pessoa, incluindo menu completo (entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho cortesia), apostilas e aula prática. Mais informações: www.ateliergourmand.com.br

Portal Basilico

FILMOGRAFIA DE ALMODÓVAR INSPIRA AULA DE GASTRONOMIA

Cartaz da aula especial do Atelier GourmandAcontece no dia 7 de maio, sexta-feira, a "Aula Especial: Pedro Almodóvar e Gastronomia", ministrada pela espanhola Eladia Martins Sanchez no Atelier Gourmand. A chef promove uma leitura gastronômica a partir da filmografia do reconhecido diretor, enquanto ensina a confecção de pratos baseados em cenas dos filmes: “A Conselheira Antropófaga, “Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos”, “Volver” e “Abraços Partidos”. Trrechos das obras serão exibidos em um telão em sala de aula para que os alunos possam conhecer ou rever alguns dos clássicos de Almodóvar enquanto aprendem na prática releituras como creme de amêndoas e alho de origem árabe (ajo blanco), gazpacho Almodóvar, gazpacho alta gastronomia e pisto manchego (prato tradicional espanhol que consiste em uma fritada de legumes e vegetais). A aula especial custa R$ 250 (há 5% de desconto para pagamentos em cheque ou dinheiro, feitos no próprio Atelier). Atelier Gourmand R. Bela Cintra, 1783, Jardim Paulista Tel.: (11) 3060-9547 www.ateliergourmand.com.br