quinta-feira, 30 de junho de 2011

REVISTA VEJA SÃO PAULO - 08/06/2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Projeto Rodas Livres - http://rodaslivres.wordpress.com/2011/05/11/para-dar-sabor/

PARA DAR SABOR
Vínhamos tentando, mas nunca dava certo… Ontem, dia 09.05.11 segunda-feira, enfim deu: fiz minha pri
meira aula de culinária nas (surpreendentes) instalações do Atelier Gourmand, na Bela Cintra. Para minha surpresa, toda aquela estrutura de primeiro mundo e um professor habilitadíssimo estavam ali aguardando a chegada de apenas dois alunos: eu e uma garota que já cozinha profissionalmente em casa de família.
A cozinha me arrebatou: moderníssima, com 12 estações detrabalho numa sala ampla, em cujo centro encontra-se a estação principal, encimada por um baita espelho a 45º que permite aos alunos verem o interior das panelas. Tudo lindamente decorado por utensílios, caçarolas e liquidificadore
s…

O professor, o chef Alex Caputo, nos recebeu com alegria e já foi ensinando como preparar 5 molhos: Sugo di Pomodori, Bechamel, Pesto, 3 Queijos e Ragu di Ossobuco. Ele mesclava ensinamentos especificamente culinários com a história da origem dos pratos, o que tornava a aula interessantíssima. Surpreendentemente, tudo muito fácil: em 2 horas ele preparou todos.

E nós dois, alunos, preparamos um bechamel e um pesto cada – com direito a avental branco.

Ao final, houve uma degustação (tutto squisito) e estes nossos molhos nos foram dados de presente. O pesto que fiz foi o ponto alto de meu jantar ontem e – não satisfeito – de meu almoço hoje. Adorei minha comida eheh.

Para mim, na verdade, uma aula prática e positiva como esta mais do que ensinar algumas técnicas culinárias serve para desmistificar a arte, desbloquear tabús, descomplicar os preconceitos e fazer ver que não há mistério em acender um fogo, botar óleo prá esquentar e sair compondo algum prato. E aos 51, isso tem um valor inestimável. Bem que mamãe tentou, mas eu não quis aprender.

Não tenho palavras para agradecer a esta cortesia da Vivianne, diretora do Atelier Gourmand, que me permitiu assistir às aulas como ouvinte livre. Dia 27 haverá outra e eu mal posso esperar. Certamente assim estarei melhor preparado para quando, solitário na estrada, me vir face a face com o meu fogareirinho Primus de apenas uma boca.