quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Taste / Notícia / Gastronomia - 28/01/2004

Anduriz & Atala
Por: Gabriela Sampaio
Já faz algum tempo que o mundo tem notícias diferentes do País Basco em nada relacionadas com terrorismo. Trata-se de uma das mais sublimes expressões da cultura de um povo, a Gastronomia. A região - ao norte da Espanha, com língua e características próprias - tem em muito colaborado com grandes nomes de chefs que têm feito do local parada obrigatória para gourmets do mundo todo.
Quem estiver em São Paulo nos dias 11,12 e 13 de fevereiro terá a oportunidade de conferir de perto o talento de uma das mais novas revelações bascas, Andoni Luiz Aduriz. O chef será recebido por Alex Atala em seu restaurante D.O.M para um jantar especial para 60 pessoas por noite, uma oportunidade única. Os dois chefs executarão um menu degustação composto de nove pratos harmonizados com vnhos um menu degustação composto de nove pratos harmonizados com vinhos especialmente selecionados. No cardápio, pequenas e preciosas amostras do que é servido no restaurante de Aduriz, o Mugaritz.
É a primeira vez que Atala recebe um chef estrangeiro no D.O.M. Segundo ele, este trabalho se deu graças à "imensa empatia" que Alex sentiu pela obra do basco enquanto visitava o Mugariz. "O maior mérito de Andoni Aduriz é conseguir trafegar livremente entre a cozinha basca, a cozinha criativa tão em voga na Espanha, a cozinha clássica francesa e ainda ter sua própria assinatura", explica Atala. "Seu estilo é limpo e bonito, sem ser moderno demais, criativo demais ou tradicional demais".
Especialmente para este festival estão sendo cultivadas no Brasil 40 diferentes tipos de ervas. O chef Andoni e sua equipe, por sua vez trazem consigo 250kg de ingredietnes que serão utilizados nos preparos dos pratos. Tudo isso é um esforço para reproduzir a Mugaritz com a maior fidelidade e qualidade possível. De acordo com Atala, 100% é impossível, já que uma parte dacozinha nunca viaja com o chef.
Da cozinha de Alex, aliás, não haverá traços, já que o chef brasileiro estará comprometido em fazer exatamente o que Anduriz faz em seu território. A oportunidade, porem, pode ser mais do que valida, já que Atala pode sair com mais idéias criativas para pratos futuros. Após o festival os dois chefs farão um giro rápido por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belém do Pará. É a primeira vez de Andoni no país e Alex certamente cuidará para que seja (apesar de breve) inesquecível.
Considerado um dos dez melhores chefs da Europa e um dos três melhores da Esanha, Aduriz nasceu em Donostia, San Sebastian, em 1971. Depois de estudar Hotelaria, estagiou com diversos profissionais de renome, como Juan Mari Arzak (três estrelas Michelin), fez parte da equipe de Ferran Adria (El Bulli - três estrelas Michelin) e foi chef de cozinha no restaurante Martin Berasategui de Lasarte (três estrelas Michelin). Em 1998 começou seu trabalho no restaurante Mugaritz de Errenteria e recebeu sua primeira estrela Michelin em 2002 e caminha rapidamente para a segunda.
Ao longo de sua trajetória conquistou vários prêmios e participou de vários eventos internacionais como o Festival Gastronômico de Eusakadi em NY, sede da ONU. É também co-autor de diversos livros como "La Joven Cocina Vasca" e autor da coloeção "Cuadernos de Mugaritz". "Tabula", sobre o bacalhau, acaba de ganhar o premio de "melhor livro de 2003". Ao falar de Aduriz, Rafael Garcia Santos, crítico gastronômico e autor do guia "Lo Mejor de la Gastronomia, descreve seus pratos como "elegantes e impecáveis, harmônicos algus e outros provocativos, todos de elevada técnica e que revelam uma criação cheia de genialidade". Do mesmo guia recebeu 9,5 pontos, logo abaixo do El Bulli, de Ferran Adriá com 9.75., e também foi eleito "cocinero del ano"na edição de 2003.

Nenhum comentário: