quarta-feira, 1 de março de 2000

Revista - News letter Campos do Jordão - 01/03/2000

A escola do prato do festival
No último dia 11 de fevereiro, nas dependências da cozinha pedagógica do Senac, estiveram reunidos representantes de hóteis, restaurantes e empresas parceiras da Free Hand, organizadora do projeto, para eleição do prato oficial do IV Festival Gastronômico de Verão - Truta, Salmão e Cia.
Três saborosas opções foram oferecidas pelas chefs Ana Paula Moraes e Marcela Maragliano, do Atelier Gourmand. As receitas foram preparadas na presença de todos e posteriormente servidas para degustação. Foi também degustado o vinho Carmen Chardonnay, chileno, importado pela ministral e oferecido pela maioria dos restaurantes participantes como o vinho oficial do Festival.
Destacadas as presenças dos representantes de empresas parceiras: Varig, Mistral Importadora, Seagram e Rémy-Lacave.
Entre os convidados da Free Hand, presentes também o jornalista Schiavo Jr.do jornal Campos do Jordão & Cia e Marlene Zanobia, presidente da ASSTUR.
A escolha, podemos adiantar, foi dificil. Todos os preparos degustados estavam deliciosos, o que nos levou inclusive a publicar as três receitas.
A escolhida foi a Truta Gourmand - receita abaixo. O filé, assado, é servido acompanhado por uma "farofa" muito especial , cheia de cores, aromas e sabores.
TRUTA GOURMAND
Rendimento: 4 pessoas
Tempo: 45 minutos
Ingredientes:
4 filés de truta
6 colheres de sopa de azeite extra virgem
caldo de 1/2 limão
1 cebola, picada miudinho
1 dente de alho grande, bem picadinho
1/3 de xícara de chá de pinóles
200g de pão italiano amanhecido ou 4 fatias de pão de forma, sem casca
1 tomate, sem pele e sem semente, picado em cubinhos
1/2 xícara de chá de passas, escuras
1 xícara de ervas grosseiramente picadas (salsa, cebolinha, hortelã, tomilho, sálvia e manjerição)
1/4 de xícara de chá de azeitonas pretas, em lascas
sal e pimenta
MODO DE FAZER:
  1. Colocar 2 colheres de sopa de azeite em um refratário, espalhando por todo fundo. Colocar os filés na assadeira, temperando com sal, pimenta e caldo de limão. Deixe repousar por 10 minutos. Pré aqueça o forno a 200ºC.
  2. Enquanto o peixe repousa, prepare a "farofa". Esfarele o pão e reserve. Em uma frigideira quente, aquecer 4 colheres de azeite.
  3. Acrescentar a cebola e assim que começar a dourar, juntoo alho e o pinoles. Mexer até os pinóles começarem a mudar de cor.
  4. Acrescentar o tomate em cubos e as passas, deixando refogar por um minuto.
  5. Adicionar o miolo de pão e misturar bem, até que fique bem umedecido.
  6. Acrescentar as ervas e as azeitonas, misturar bem, retirar do fogo e reservar.
  7. Levar a assadeira com a truta ao forno pré-assar os filés. Deixe por 5 minutos e retire.
  8. Espalhe a farofa no fundo do refratário. Coloque o filé sobre ela, regue com azeite e retorne ao fogo por mais 5 a 10 minutos, até que a carne da truta tenha mudado de cor e o recheio esteja crocante e dourado. Enfeitar com folhas de ervas frescar e servir.

Nenhum comentário: