sexta-feira, 4 de maio de 2001

Taste / Notícias - 04/05/2001

Pode chegar Madame!
Por Adriana Haddad
Inusitado para alguns, frequente para outros, a idéia de ir à feira partiu de uma das proprietárias do Atelier Gourmand, Heloisa Bacellar. O passeio aconteceria sempre aos sábados e os ingredientes escolhidos na feira fariam parte de um cardápio a ser elaborado mais tarde, já a volta à escola.
Às nove horas da manhã, uma van esperava na porta da escola para nos levar à famosa feira do Pacaembu. Sem dúvida, um passeio que já estava esquecido na memória de muitos pois, afinal, os supermercados atualmente nos oferecem de tudo, até saladas embaladas e lavadas prontas para consumir. Então, por que ir à feira?
Apesar de parcer uma coisa do passado, as feiras se renocam e continuam cada dia mais atuais.
Existem mil motivos para se ir a uma feira. Para começar, é um lugar colorido, divertido e alegre. As ofertas do dia, os ingredientes mais frescos, as receitas dadas pelo peixeiro ali mesmo, o melhor jeito de preparar as lulas ou rechear um peixe, são cenas que não se esquece, assim como as futas e bolachas oferecidas a toda hora para "conquistar o freguês"; uma forma de marketing tão antiga como as feiras e que continua eficiente e atual até hoje. E é claro, os feirantes mais simpáticos sempre têm a maior clientela.
Uma outra instituição das feiras que continua com a mesma força é a pechincha, acompanhada sempre daquela sensação de conseguir mais por menos.
Conclusão: come-se muitas frutas e biscoitos - o que já é um belíssimo café da manhã - compra-se tudo, aprende-se receitas novas e ainda dá para levar para casa flores perfumadas que levantam o astral de qualquer um. E se isso tudo não bastasse, ainda sepre tem a banquinha de um japonês que vende pastel, que engorda sim, mas ninguém liga. Aliás, o melhor pastel eleito pela Revista Veja fica exatamente na Feira do Pacaembu na chamada "Barraca do Zé". Fique atento ao "especial": carne, ovos, tomates, azeitona, queijo e mais um pouco! Imperdível!
Acompanhamos Heloísa nesse dia escolhendo ingredientes, frutas, verduras, temperos que seriam usados mais tarde. Compartilhamos sua rotina na feira com a sensação de que esse passeio deveria estar presente na rotina de todo mundo que aprecia as coisas boas e que faz questão da qualidade. Voltamos para o Atelier Gourmand e forma surgindo idéias sobre o que preparar com os ingredientes comprados. Assim os legumes foram tomando formas, o peixe temperado, as frutas ganharam "ares"de torta e os aromas foram se espalhando pela sala de aula, que nessa hora parecia mais uma reunião entre amigos, no lugar mais aconchegante de todas as casas: a cozinha. Terminamos o dia com um almoço digno dos melhores restaurantes de São Paulo, feito por nós e comprado na feira. Item por item!
Feira do Pacaembu
Todas as terças, quintas, sábados, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu
Atelier Gourmand
Maiores informações pelo tel: (11) 3060-9547

Nenhum comentário: