

- Dissolva o fermento na água morna com açúcar e azeite.
- Numa superfície de pedra faça uma espécie de montanha de farinha e, no topo dela, um buraco. Como num vulcão.
- Vá adicionando o líquido aos poucos e misturando com a ponta dos dedos.
- Junte o sal. Sove a massa e a deixe crescer num lugar morno por meia hora.
- Divida a massa em quatro e abra os discos com um rolo. Uma pizza grande tem uns 35 centímentos de diâmetro.
Cuide bem de seu fermento
O fermento é um fulgo adormecido, que desperda na água morna, por volta dos 30 graus. A partir dos 54 graus, o calor mata o fungo. Ele se alimenta de açúcares, como o amido da farinha. Oaçúcar refinado adicionado à massa não vai deixá-la doce, só vai acelerar a fermentação.O sal em contato direto com o fermento mata o bichinho. Por isso, a massa só é salgada no fim.
O molho
Essa parte é bico: no liquidificador, bata ligeiramente tomates maduros com sal e orégano a gosto. Espalhe mais ou menos uma concha (100ml), sobre a massa, deixando as bordas descobertas. Elas crescem justamente porque não tem molho - isso significa que qualquer trecho seco no meio da pizza vai virar um bolha. Molho demais, por sua vez, vai deixaar a massa encharcada e molenga.
A cobertura
O bom de pizza é que você pode escolher à vontade os ingredientes e usá-los a gosto, mas tome cuidado para não exagerar e ter uma pizza pesada e desconjuntada. A pizza que eu fiz foi a gratinata, que leva três queijos (veja receita abaixo). Ingredientes delicados, como folhas (manjerição, rúcula) e presunto cru, devem ser adicionados sobre a pizza pronta.
Em casa, no improviso
Se você não tiver um forno a lenha, não chore. Dá para fazer uma pizza decente no forno a gás, desde que você compre uma pedra especial. Ou tijolos refratários, que são vendidos em ljas de material de construção. Forre a grade do forno com esses tijolos e ligue-o no máximo por uma hora. Depois, você joga o disco de massa crua sobre eles e deixa pré-assar por cinco minutos. Retire a pizza do forno, ponha o molho e a cobertura e asse até ficar pronta.
Domando o forno
Você vai precisar de duas pás de pizzaiolo. A de madeira serve para colocar a pizza crua: a de metal, para girá-la dentro do forno e tirá-la dali. Se você usar somente a pá metálica, ela ficará quente na primeira fornada, fazendo a segunda pizza grudar nela.A pá de madeira deve estar enfarinhada para a pizza deslizar suavemente (o que ocorre melhor com discos que não estão repletos de cobertura). Dê uma balançadinha para soltá-la mais fácil. Para virar a pizza no forno, enfie a pá metálica por baixo do disco, lateralmente, só até a metade da massa. Incline levemente para fazer a pizza virar. Repita a operaçõao até que a pizza esteja assada por igual. Retire-a do forno e sirva logo.
RECEITAS:
Pizza Gratinata
100ml de molho de tomate
200g de requeijão
200g de provolone fatiado
100g de parmesão ralado (dispostos nesta ordem sobre a massa).
Pizza Shimeji
100ml de molho, shimeji e shitake refogados na manteiga, mussarela de búfala.
Pizza de Banana e chocolate
Banana em rodelas, lascas de chocolate ou brigadeiro mole e açúcar. Não use molho, pelo amor de Deus.
Onde aprender
São Paulo
Atelier Gourmand
Duração: 1 noite
Quanto: R$ 176,00
Contato: www.ateliergourmand.com.br
Wilma Kovesi
Duração: 1 noite
Quanto: R$ 185,00
Contato: www.wkcozinha.com.br
Nápoles, Itália
Associazione Verace Pizza Napoletana
Duração: 1 semana
Quanto: $100(mais impostos)
Contato: www.pizzanapoletana.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário