quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Onne/ Conteudo - Pequeno chef

Em comemoração ao Dia das Crianças, estabelecimentos deixam a garotada colocar a mão na massa (Foto: Ilustrativa) Que tal aproveitar o Dia das Crianças para oferecer aos baixinhos um presente original, que alia diversão e conhecimento? Comemorar a data com um curso de gastronomia para crianças pode ser uma boa pedida, pois experimentar a delícia de ser chef por um dia não tem idade. Confira alguns lugares que oferecem aulas para os pequenos!No dia 12 de outubro, segunda feira, a Galeria Chocolate, situada na cidade de São Paulo, promoverá uma oficina didática gratuita, onde os chefs mirins ouvirão curiosidades sobre a história e também produzirão os seus próprios chocolates, pirulitos e outras delícias que poderão levar para casa. Ministradas pelo chef patissier Diego Lozano e pela chocolatier Lettícia Borges, o evento “Chefinho por um dia” terá a participação de crianças entre 6 e 10 anos. O restaurante Estação Marupiara de Joaquim Egídio, São Paulo, também preparou uma oficina gratuita no dia 12. A chef Viviane Moraes vai ensinar a garotada a preparar deliciosos docinhos e bolachinhas. Enquanto os biscoitinhos assam no forno, as famílias aproveitam o cardápio da casa. Depois do almoço, a sobremesa fica por conta dos baixinhos, que servirão o trio de brigadeiros preparado por eles.Já as crianças que forem ao Bazar da Pizza durante todo o mês de outubro poderão fazer sua própria pizza para o jantar. Os discos serão entregues pré-assados e os pequenos pizzaiolos poderão escolher quatro ingredientes que façam parte do cardápio. A atividade, que leva o nome de “Brincando de Pizzaiolo”, tem valor de R$17,90. Para a sobremesa o restaurante oferece pizza individual de chocolate com cobertura de confetes coloridos a R$10,90. Os baixinhos também ganharão um chapéu de pizzaiolo. O Atelier Gourmand preparou dois dias de cursos para as crianças maiores de seis anos. Na quarta-feira, 14 de outubro, a chef do Divino Sabor, Teka Borba, deliciará os pequenos com receitas simples como brigadeirão, merenguinhos de morango - frapê e quibe de assadeira. Enquanto na quinta, 15 de outubro, quem dividirá a cozinha com garotada será o chef Renato Reinas, do Villa Café, que desvendará todos os segredos dos burguers - Cheeseburgers e X-salada, dos shakes com calda e chantilly e dos muffins divertidos e decorados.No entanto, se você não dispõe de tempo, nem dinheiro para levar seus pupilos para algum desses lugares, que tal comemorar a data preparando juntos deliciosas receitas em casa? Para isso, a Cozinha Experimental da Ajinomoto “Oficina do Sabor” disponibiliza um cardápio especial com algumas dicas de receitas bem atrativas para a criançada. Para tornar a refeição uma deliciosa brincadeira infantil, as sugestões são as receitas: “Panquecas Coloridas”, “Beirute de Hambúrguer” e “Sorvete de Uva”. Confira!
PANQUECAS COLORIDAS
Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 1 hora
INGREDIENTES:
Recheio:
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho espremido
meia cebola média picada
500g de carne bovina moída
1 tomate médio, sem sementes, picado
1 sachê de tempero amarelo
2 colheres de chá de tempero alho & sal
1 ovo cozido e picado
meia xícara (chá) de azeitonas verdes, em rodelas
Massa:
1 e meia xícara (chá) de leite
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina sem sal
meia beterraba pequena ralada
1 sachê de tempero amarelo
meia colher de chá de tempeto
Alho & Sal
Molho:
1 colher (sopa) de margarina sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 e meia xícaras (chá) de leite
1 sachê de tempero amarelo
1 colher (chá) de tempero Alho & Sal
2 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
MODO DE PREPARO:
  1. Prepare o recheio:
  2. Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e a cebola, e refogue por 3 minutos. Acrescente a carne moída e refogue por 10 minutos, ou até mudar completamente de cor. Adicione o tomate, os temperos, e deixe cozinhar por 2 minutos, ou até o tomate desmanchar.
  3. Junte o ovo e as azeitonas, misture e retire do fogo. Reserve aquecido. Faça a massa: no copo do liquidificador, coloque o leite, a farinha de trigo, os ovos, a margarina, a beterraba, os temperos, e bata até obter uma mistura homogênea.
  4. Em uma frigideira média (20 cm de diâmetro) untada com óleo, coloque 1 concha da massa e espalhe uniformemente pelo fundo da frigideira. Deixe cozinhar por 1 minuto em fogo alto. Vire e frite do outro lado até dourar. Frite o restante da massa, repondo o óleo quando necessário. Distribua o recheio pela superfície das massas e enrole. Reserve. Faça o molho: em uma panela média, coloque a margarina e leve ao fogo alto para derreter. Junte a farinha de trigo e misture bem, sem deixar dourar. Aos poucos, acrescente o leite e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar. Adicione novamente os temperos e o queijo ralado, misture e retire do fogo. Regue as panquecas e sirva em seguida.
DICA: Além de bonitas e saborosas, essas panquecas são uma forma prática e fácil de as crianças se alimentarem de vegetais!
BEIRUTE DE HAMBÚRGUER
Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
INGREDIENTES:
500 g de carne bovina moída
1 cebola pequena ralada
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pitada de pimenta síria
1 dente de alho grande espremido
2 sachês de tempero vermelho
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de óleo
4 pães sírios
4 colheres (sopa) de maionese
100 g de mussarela fatiada
2 tomates médios cortados em rodelas
8 folhas de alface lisa, em tiras
MODO DE PREPARO:
  1. Em uma tigela grande, coloque a carne, a cebola, o suco de limão, o azeite, a pimenta, o alho, 1 e meio sachê de tempero e o sal, e misture bem.
  2. Divida em 4 partes iguais e modele cada uma delas no formato de um hambúrguer grande com 1 cm de espessura.
  3. Em uma frigideira grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Frite os hambúrgueres de 2 em 2, por 2 minutos de cada lado, ou até que dourem, repondo o óleo se necessário.
  4. Retire do fogo e reserve-os aquecidos. Abra os pães ao meio e espalhe internamente a maionese já misturada com o tempero restante. Disponha os hambúrgueres nas metades dos pães e, por cima, distribua a mussarela.
  5. Cubra com a outra metade dos pães e transfira-os para uma assadeira grande. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos. Retire do forno, distribua as rodelas de tomate e as folhas de alface por cima da mussarela e sirva em seguida.

*DICA:

Caso não aprecie pimenta síria, exclua-a da lista de ingredientes ou substitua por pimenta-do-reino a gosto.
SORVETE DE UVA
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 10 minutos + 7 horas de congelador
INGREDIENTES:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 envelope de refresco uva
1 xícara de chá de água (200 ml)
MODO DE PREPARO:
  1. No copo do liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite, o refresco e a água, e bata até ficar homogêneo.
  2. Disponha em um refratário médio, cubra e leve ao congelador por 2 horas. Volte ao liquidificador e bata novamente. Retorne ao congelador até endurecer (cerca de 7 horas).
DICA:
Na hora de servir, decore a taça com calda de morango ou regue o sorvete com groselha.
VARIAÇÃO:
Acrescente frutas picadas ao sorvete pronto e sirva em seguida. SERVIÇO Atelier Gourmand R. Bela Cintra, 1783 – São Paulo / SP11 3060 9547

Nenhum comentário: