domingo, 14 de maio de 2000

Jornal - O Estado de S.Paulo/ Suplemento feminino - 13,14/05/2000

Açúcar, farinha
A cozinha exerce um fascínio especial nas crianças. Farinha, açúcar, leite e ovos são ingredientes irresístiveis para uma aventura gastronômica. Como a farra sempre acaba em bagunça, os mini chefs são gentilmente convidados a se retirar por mães à beira de um ataque de nervos...
Para satisfazer a curiosidade infantil e apziguar os ânimos, o melhor é recorrer às escolas de culinária, cada vez mais concorridas. Além da didática especial, os alunos têm noções de higiene, nutrição e prevenção de acidentes.
E seus pais festejam a mudança dos hábitos alimentares. Quando põem a mão na massa, crianças que antes recusavam verduras ou peixe, passam a apreciá-los.
O interesse é tanto que outra novidade já é moda nas festinhas: oficinas de pães, doces e pizzas, pilotadas in loco pelos pequenos cucas. Até alguns colégios dão aulas de culinária extra-curriculares pois a atividade entretém e desenvolve a criança em vários aspectos.
Nhoque e muito mais - No Atelier Gourmand há cursos para crianças o ano todo. "Quando vêem os chefs vestidos a caráter, ela se encantam", diz a chef Marcela Maragliano. Na maioria entre 6 a 12 anos (embora algumas menores levem jeito), matriculam-se por interesse próprio.
A propaganeda boca-a-boca entre elas é fantástica.
Classes inteiras de colégios invadem a cozinha do Atelier Gourmand. A mudança das claras para o ponto de neve deixa-os boquiabertos, assim como a massa pegajosa que, num passe de mágicas, vira um bolo fofinho.
Na cozinha super equipada, a chef Marcela coordena turmas de até 12 alunos, em aulas de três horas, com receitas que passam longe da junk food. Em geral ensina um prato principal, um lanche e uma sobremesa.
Para motivar a turminha, os pratos são apetitosos tanto no sabor como na"fabriçação". A aula de nhoques coloridos é um sucesso. "Sobram farinh e molho para todo lado, sem falar na satisfação deles em abrir a massa com rolo".
E algumas crianças se saem tão bem, que têm passe livre para assistir as aulas dos adultos, conta Ana.
No curso de Páscoa, com os aventais lambuzados, os amigos Aurélio e Raphael, de 6 anos, deliciavam-se com as sobras de chocolate.
Lucas, de 10 anos, conta que herdou da avó materna o gosto pela cozinha. Em casa ele prepara mousses e bolos, com alguns contratempos. "Pena que o último bolo que fiz, queimou", confessa.
As amigas Giovanna e Júlia, de 10 anos, são habituês da cozinha. Júlia até procura receitas em revistas e na Internet. "Brigadeiros e bombons de coco são minha especialidade", diz.
Com exceção das férias, as aulas ocorrem uma vez por mês.

Nenhum comentário: