
Lugar de homen é..........no pé do fogão ( individual) do Atelier Gourmand, onde você aprende a cozinhar cozinhando
Por Alexandra Forbes
Para quem gosta de cozinhar, uma aula no Atelier Gourmand é como um dia na Disneylândia para a Xuxa e a Sasha. Imagine a farra: você chega lá, recebe uma taça de vinho, um avental e um crachá com seu nome. Em seguida, é levado até seu fogão. Isso mesmo: o seu fogão, lindão, e, logo ao lado dele, os seus ingredientes, devidamente picados descascados e medidos!
A aula começa com o preparo de alguma coisa gostosa para engar a fome dos alunos - um pão ainda com o calor do forno, brie assado com geléia etc. Depois da "boquinha" - deliciosa, por sinal- o pessoal já vai se soltando. São, no máximo, 12 alunos por aula, e ninguém perde tempo.
Logo vem alguém se apresentar. Meu vizinho de fogão, um advogado, me perguntou:
- Onde você estudou?
- Bom, o colegial eu fiz na escola americana...
- É que eu estudava lá com você!
Assim começou uma de várias conversas que engatei durante a aula de risotos. Ouseja : você aprende a cozinhar e, de quebra, conhece um monte de gente. Um pede para pegar um pouca da sua manteigas, outro serve vinho para os vizinhos, e logo a lição ja virou festinha de amigos.
"Nas aulas à tarde, as turmas são mais sérias e quietas, mas à noite o pessoal aproveita para fazer social", conta, resiginada, a sócia-proprietária Helô Bacellar. E a festa dura bastante: em cada aula - quem costuma ir das 8 às 11 da noite - são ensinadas de três a cinco receitas.
Helô é um capítulo à parte. Dona de uma paciência sem fim e de um bom humos incrível, é a professora mais risonha do planeta. Conta histórias, dá atenção a cada pessoa e mostra suas receitas e técnicas culinárias (aprendidas na célebre escola Cordon Bleu, de Paris) com humildade de freira carmelita.
Sua sócia, Paula Moraes, formada na mesma Cordon Bleu, e a autora da ótima aula sobre risotos, que será repetida de novo no dia 17 de maio.Helô dá aulas utilíssimas para solteiros chamadas La Cuisine des Amis, nas quais ensina como fazer um jantar completo, com entrada, prato e sobremesa. Cada uma custa 100 reais por pessoa, com direito a levar toda aquela comida que você fez para casa, embalada em quentinhas. Quando háum chef convidado, o preço sobe para 115 reais. Em maio, Pierre de Belissen, chef do La Casserole, será o professor do dia 20 e Ted Carioba, do Gunnar, ensinará pratos inspirados em especialidades do chef nova-iorquino Daniel Boulud no dia 23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário