segunda-feira, 1 de maio de 2000

Jornal Valor / Eu e Consumo - 01/05/2000

Sérgio Arno, dono do restaurante La Vecchia Cucina, numa aula no Atelier Gourmand: "Poucos vêm aqui com a pretensão de ser chef. Percebo que eles querem se divertir com elegância. Para quem ensina também é divertido."
Agora, até para cortar cebola é preciso ter grife
Escolas de gastronomia reúnem chefs estrelados para ensinar um público que busca prazer e conhecimento em ambiente descontraído, mas charmoso como restaurante.
Márcia Birnbaum
Para o Valor, de São Paulo
Quanto vale aprender a cozinhar como um chef? Aproximadamente R$ 100,00. E o melhor é como! Cercado de todo o conforto, sofisticação e bom gosto que, às vezes, nem um chef tem em seu restaurante.
São lugares abrigam horta, salas aconchegante de jantar e bem-equipadas cozinhas, onde se pode aprender a prepara iguarias tailandesas, da costa italiana ou da sofisticada culinária francesa.
Os cursos de gastronomia sofisticados pilotados por chefs brasileiros e estrangeiros que por aqui se radicaram estão se multiplicando no país. Só no final do ano passado, duas escolas foram abertas em São Paulo, após um longo "monopólio" da veterane e pioneira Wilma Kovesi, que há 17 anos investe nessa área. Nem mesmo o recluso francês Laurent Suaudeau, um dos papas da alta gastronomia de São Paulo e considerado diplomata da culinária brasileira no exterior, ficou de forma desse movimento. Em agosto será aberta a Escola de Artes Culinárias Laurent. O chef Luciano Bossegia, ex-Fasano, também ensaia a abertura de sua escola para o mesmo mês.
Alessandro Segato, jovem chef italianao de 26 anos, depois de passar pelo Gero - do clã Fasano - e pelo La Tambouielle - de Giancarlo Bolla - desistiu dos holofotes dos restaurantes badalados para montar o Atelier de Alta Gastronomia em sua própria casa.
"Para mim, cozinhar é uma arte, portanto nada mais coerente do que montar um Atelier onde eu pssa ensinar as técnicas dessa bela e saboroa arte", diz.
Chef de cozinha e confeiteira formada pela renomada escola francesa Le Cordon Bleu, Heloísa Bacellar, inaugurou seu Atelier Gourmand, em busca de um público exigente. "Nossos alunos assistem as explicações de chefs renomados depois colocam a mão na massa. As pessoas vêm aqui muita mais para relaxar doque para se tornar um expert", diz Heloísa. Segunda ela, 50% de seus alunos hoje, são executivos.
O administradoe e sócio-proprietário da All Invest, Fábio Vidiz, de 43 anos, é frequentador assíduo das aulas do Atelier Gourmand. Sempre acompanhado da namorada Monica Yunes, psicóloga, ele chega na escola e, depois de cumprimentar os colegas, se serve de vinho. "O mais gostoso daqui é esse clima de descontração. Em que outro lugar eu poderia abrir a geladeiira, pegar um vinho (da escola) e abri-lo para degustar durante a aula? Só aqui! É a oportunidade para relaxar".
José Alves de Moraes Ferreira, de 39 anos, advogado do Banco Banco Real ABN-Amro Bank, é estreante em aulas de culinária. Fez a sua primeira no Atelier Gourmand com o restaurateur Sérgio Arno, proprietário do restaurante La Vecchia Cucina, em São Paulo. "Procurei a escola porque, apesar de gostar muito de cozinhar - e precisar, já que moro sozinho - sou um pouco travado e queria contar com a sabedoria dos chefs".
Para o "mestre" Sérgio Arno, os alunos se matriculam nas aulas para aprender algo diferente, além dos "strogonofe" de emergência. "Poucos vêm aqui com a pretenção de ser chef. Mas também não querem o óbvio. A gente percebe que eles também estão aqui para se divertir com elegância. Para quem ensina também é divertido".
Parte desse boom de ensinar e aprender e gostar de gastronomia com grandes chefs se deve ao megaevento Boa Mesa, Nele, durante 4 dias é possível, por expemplo, aprender a fazer um petit gateau co a confeiteira Mari Hirata, de Paris, degustar vinhos da região italiana do Piemonte ou aprender com Alain Passard - um dos magos da cozinha francesa - a fazer pato com jaca. Até hoje, cerca de 5 mil pessoas aprenderam a preparar iguarias no evento. Como se vê, não basta picar a cebola, é preciso ter grife.

Nenhum comentário: