sexta-feira, 20 de julho de 2001

O Estado de S.Paulo / Curso / Jardim Paulista - 20/07/2001

CURSO TORNA JOVENS CARENTES CANDIDATOS A CHEFE
Atelier Gourmand leva 12 adolescentes ao mercado para conhecer diversidade de alimentos
Marina Pauliquevis
Adolescentes com expressões um tanto surpresas e com explícito ar de reprovação observam o polvo exibido pelo balconista, enquanto a professora garante que a carne dele "é uma delícia". "Se vocês querem aprender a cozinhar, têm de parar de rejeitar alimentos", afirma.
A "aula" se passa em um dos corredores do Mercado Muncipal, no centro da cidade. Os alunos são 12 jovens carentes escolhidos para participar de um programa de duas semanas do Atelier Gourmand, escola de culinária em que cada apendiz tem seu fogão e chefes de grandes restaurantes compartilham segredos.
O projeto era uma meta das sócias da escola desde que abriram as portasm há cerca de um ano e meio. " Queríamos contribuir para a melhorias da comunidade", afirma uma das proprietárias, Paula Moraes, a professora. No segundo dia da primeira turma do Projeto Gastronomia Jovem, os adolescentes aprenderam a escolher os melhores produtos, muitos desconhecidos.
O polvo era um deles e foi levado para a escola, onde acabou virando aperitivo. "Todo mundo tem liberdade para não gostar de algumas coisas, mas tem de experimentar de tudo antes", ressalta Paula.
O chefe Sergio Arno, do La Vecchia Cucina, acompanhou a visita ao mercado, dando deicas e "apresentando"produtos. " A comunidade carente não tem acesso a esse tipo de conhecimento.
Não sabe que gastronomia é uma fonte de cultura", Observa.
Hoje, ele vai ensinar aos adolescentes como preparar massas e molhos.
Para Arno, a siutação financeira ruim não constitui impedimento para que alguém se torne um bom chefe de cozinha. Como exemplo, cita cozinheiros que vieram de outros Estados para trabalhar em São Paulo começando, muitas vezes, como lavadores de pratos.
" Desse curso podem sair grandes chefes", afirma.
O sonho de Luiz Fernando de Araújo, de 19 anos, é se tornar um chefe de cozinha. "Já faço pavês, suflês e lasanhas que aprendi com minha avó ou vendo programas de televisão que passam receitas", diz. Ele já conhecia Sergio Arno de revistas que mostram a vida de personalidades.
Na semana anterior ao início das aulas, Luiz Fernando recebeu uma proposta de trabalho fixo - depois de muito bicos - mas optou pela escola. "Não imaginava que seria tão bom".
Paula está tão entusiasmada com o curso que já planeja torná-lo evento fixo nos meses de julho e ampliar as atividades para quatro semanas, em vez duas. Para levar adiante o projeto, ela contou com patrocínio de empresas até para o fornecimento de alimentos, e com a Associação BMF, que fez a seleção dos jovens entre mil adolescentes assistidos.
Vagas - O conteúdo das aulas foi elaborado pelo chef Erick Jacquin, do Café Antique, e o programa, dividido em dois módulos - de cozinha salgada e de patisserie. Pelo menos três alunos farão estágio em restaurantes depois do curso. O Atelier está tentando ampliar o número de vagas.
"Temos de agarrar essa oportunidade", avalia aluna Viviane Cristina Barbosa, de 7 anos. Ela ficou supresa com a quanitdade de novidades que viu na visita ao mercado Municipal, como as frutas importadas e os diversos tipos de arroz e azeites.
"Não sabia que até para preparar um frango tinha de saber tanta coisa", comenta. "Ainda tenho muito a aprender".
Atelier Gourmand - Rua Bela Cintra, 1783 tel: 3060-9547

Nenhum comentário: