sexta-feira, 13 de julho de 2001

O Estado de S.Paulo / O melhor de tudo - 13/07/2001

Receita

Azul - Marinho Rendimento: 6 porções

Ingredientes: Para o peixe 2 kg de garoupa ou badejo em postas suco de 3 limões 1 maço de coentro picado 1 maço de cheiro-verde picado 3 dentes de alho grandes amassados 4 cebolas grandes cortadas em rodelas 100ml de azeite 2 pimentas-dedo-de-moça picadas 1 kg de tomates maduros, sem pele, picados água para cobrir o ensopado sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Para o pirão 12 bananas do tipo prata ou nanica verdes caldo do cozimento do peixe o quanto baste farinha de mandioca crua o quanto baste Modo de fazer: Peixe

  1. Limpe o peixe e tempere com sal, pimenta-do-reino, limão, ervas e alho. Deixe o peixe nesses temperos por cerca de 30 minutos.
  2. Numa panela de fundo grosso, refogue as cebolas no azeite. Adicione a pimenta-de-dedo-de-moça e depois os tomates.
  3. Coloque o peixe e deixe cozinhar por alguns minutos. Cubra com água, tampe a panela, baixe o fogo e cozinhe até ficar macio. Retire o caldo do peixe para fazer o pirão. Ajuste o sal.

Pirão

  1. Descasque as bananas e cozinhe com água, numa panela de farro.
  2. Escorra, amasse grosseiramente com um garfo, incorpore um pouco do caldo do peixe e misture.
  3. Leve ao fogo brando e incorpore a farinha de mandioca, aos poucos, sem parar de mexer, até obter textura de pirão mole. Se for necessário, coloque mais caldo. Sirva o peixe acompanhado de pirão de banana.

Nenhum comentário: