segunda-feira, 1 de outubro de 2001

Revista Sabor/ Receitas - 01/10/2001

Crostata de amêndoas com sorvete de café
Rendimento: 8 porções
Receita: sorveteria Offellê, interpretada por Heloisa Bacellar, da escola de culinária Atelier Gourmand
Grau de dificuldade: elaborado
Ingredientes:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
200g de manteiga gelada em cubinhos
3 a 5 colheres de sopa de água fria
2 ovos
4 gemas
1/4 de xícara de cha de maisena
500ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara de passas
2 colheres de sopa de vinho madeira
1 xícara de chá de amêndoas em lâminas
gema para pincelar
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
sorvete de café
Modo de fazer:
  1. Em uma tigela, misture a farinha, 1/4 de xícara de açúcar e o sal. Junte a manteiga e misture até obter uma farofa.
  2. Aos poucos e na medida do necessário, adicione a água, misturando apenas até formar uma bola.Enrole a massa em papel-filme e leve à geladeira por 30 minutos.
  3. Prepare o creme de confeiteiro: em uma tigela, misture 3/4 de xícara de açúcar, os ovos, as gemas, a maisena e 1/2 xícara de leite. Reserve.
  4. Leve o leite restante e a baunilha ao fogo. Assim que ferver, retire do fogo e adicione o creme de confeiteiro reservado, misturando com um batedor de arame até incorporar bem. Volte ao fogo e cozinhe até engrossar.
  5. Retire do fogo, despeje em uma tigela e cubra com papel-filme, rente ao creme, para não formar nata. Deixe esfriar.Coloque as passas em uma tigela pequena e regue-as com o vinho madeira. Reserve.
  6. Aqueça o forno a 200ºC (quente).Coloque as amêndoas em uma frigideira seca. Leve ao fogo e deixe que as amêndoas dourem ligeiramente.
  7. Retire do fogo e reserve.Abra a massa com um rolo sovre uma superficie ligeiramente polvilhada com farinha.Comum pouco mais da metade da massa, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível (22 cm de diâmetro).
  8. Monte a torta espalhando, no fundo, uma camada de passas, a seguir o creme de confeiteiro e por fim, metade das amêndoas.
  9. Cubra a torta com o restnte da massa, fechando bem as bordas. Pincele a superficie com a gema e leve a torta ao forno por aproximadamente 40 minutos, até que a massa esteja bem dourada e crocante.
  10. Retire a torta do forno e desenforme assim que esfriar. Polvilhe com as amêndoas restantes e o açúcar de confeiteiro e sirva acompanhada de sorvete de café.

Nenhum comentário: