segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Receitas Uol

Caponata tem como ingrediente principal a berinjela, além de outros vegetais fritos em azeite

Faça você mesmo: chefs ensinam receitas para presentear neste Natal

GABRIELA SAMPAIO FERGUSSON

Colaboração para o UOL

Com a proximidade do Natal, chega a hora de pensar em como presentear pessoas queridas. Se a ideia de se juntar às multidões nos shopping centers não lhe apetece e você gosta de cozinhar, use então seus dotes culinários e faça você mesmo os presentes. Quatro chefs de São Paulo ensinam receitas para todos os gostos.

Rodrigo Libbos, do Kebab Salonu, foi buscar inspiração na Turquia para sua Compota de cerejas. A fruta é cozida com açúcar e água, como se fosse uma geleia comum. Mas é o toque final que traz um gostinho oriental: cardamomo, limão e água de rosas. “Os turcos costumam comer a compota com queijo tipo feta e iogurte”, conta Libbos. Quem quiser variar a receita de Rodrigo pode colocar água de flor de laranjeira, no lugar da água de rosas.

O chef também ensinou, passo a passo, a esterilização do recipiente de vidro para a compota. O processo é fundamental para evitar o aparecimento de fungos, manter a qualidade e o prazo de duração não só desta compota de cereja, como de quaisquer geleias, conservas, chutneys etc.

Renata Mascioli, do recém-inaugurado ateliê Dona Abelha e Senhor Formiga, sugere os Biscoitos Decorados. Divertidos e bonitos, podem ser cortados com forminhas com tema natalino e são cobertos por glacê de limão colorido. Para presentear, vale colocá-los em latas, tupperwares, plásticos ou até mesmo pendurá-los na árvore de Natal. Acondicionados, eles duram um mês, enquanto expostos esse tempo cai para cinco dias.

Os Biscoitos têm sabor de baunilha, mas quem quiser fazer mudanças, pode usar outras essências, como a de amêndoa, ou especiarias (duas colheres de chá). A clara de ovo em pó usada no glacê é uma exigência da chef. “É facilmente encontrada em lojas de doces e com ela evitamos casos de Salmonella, já que o glacê não é cozido”, explica.

Os festejados cupcakes -minibolinhos recheados e com cobertura- ganharam releitura exclusiva para o UOL Receitas e Restaurantes da chef Marcella Lage, da Wondercakes. Ela se inspirou nos chocotones e bolos de Natal para criar o Cupcake de Reis, que ainda leva brigadeiro diferenciado, branco e com frutas cristalizadas, como recheio e cobertura.

Biscoitos representativos podem até decorar a árvore de Natal

Marcella Lage resumiu perfeitamente o ato de presentear com comidas feitas por você mesmo. “É diferente de comprar na loja porque mostra que você dedicou tempo àquela pessoa. Você a faz se sentir importante.”

Quem não gosta de frutas cristalizadas pode substituí-las pela mesma quantidade de ameixas, damascos, nozes, castanhas-do-pará, de caju ou pistache, por exemplo. Para presentear, Marcella sugere colocar os cupcakes em caixinhas de madeira, individuais ou maiores. Se protegido por armação de papel, como em bolos, pode ser envolvido em papel de seda e celofane. Mantido em local fresco e arejado, os cupcakes duram três dias.

“Duas receitas práticas, baratas e que fazem sucesso”. É assim que o chef instrutor do Atelier Gourmand e chef-executivo do Ideal Bistrô Orgânico, Alex Caputo, descreve suas sugestões de presentes, que ele mesmo já deu a amigos: a Caponata e a Conserva de Pimentas.

A Caponata é um prato siciliano cujo ingrediente principal é a berinjela, acrescida de outros vegetais fritos em azeite. É servida como aperitivo, com pães e torradas. Para incrementar a receita de Alex, você pode colocar nozes, uvas passas e ervas frescas. Já a Conserva de Pimentas -que acompanha bem pratos de aves, peixes ou carnes- pode ser acrescida de ervas frescas. O importante é que ela deve ser feita com dez dias de antecedência para garantir que ela pegue bem o sabor.

Escolha seu(s) presente(s) e mãos à obra!

Caponata

Fatie as berinjelas em rodelas e depois corte-as em cubos. Para remover o sabor amargo, salpique as berinjelas com sal.
Ingredientes:
2 berinjelas medias (o equivalente a 400g)
1 xícara de chá de azeitonas verdes sem caroço
1 xícara de chá de alcaparras
1 pimentão vermelho cortado em cubos
1 pimentão amarelo cortado em cubos
1 cebola média cortada em cubos
4 dentes de alho picados
1 xícara de chá de azeite extra-virgem
açúcar a gosto
orégano a gosto
vinagre balsâmico a gosto
pimenta-do-reino preta moída a gosto
sal marinho a gosto
MODO DE FAZER:

Fatie as berinjelas em rodelas e depois corte-as em cubos.

Para remover o sabor amargo, salpique as berinjelas com sal e deixe descansar por 30 minutos. Depois enxague. Coloque uma xícara de azeite em uma frigideira em fogo médio. Frite os pimentões e a berinjela e depois tempere com sal e orégano.

Acrescente a cebola e o alho. Tampe a panela e cozinhe até amolecer. Adicione as azeitonas e as alcaparras.

Coloque o quanto desejar de açúcar, vinagre e pimenta-do-reino. Deixe ferver 20 minutos. Espere esfriar e guarde em um vidro previamente esterilizado. Depois de aberta, Caponata dura na geladeira por até 10 dias.

Nenhum comentário: