quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vinho e Gastronomia

Palavra da chef
Renata Braune

Cozinhar é uma arte, ensinar é uma missão

Comecei minha vida profissional dando aulas a crianças, sobretudo de 3 a 5 anos. Foram quase 14 anos trabalhando com educação. Depois enveredei para Gastronomia, mas o prazer de dar aulas, ensinar e transmitir meus conhecimentos sempre foi algo muito presente e forte em toda minha carreira. Afinal como consultora gastronômica há 18 anos, meu trabalho é essencialmente treinar equipes.

Durante o último ano, tive o prazer de ser responsável pela criação do Curso de Cozinha Profissional do Atelier Gourmand, que a partir de 2011será ministrado por mim e por Tatiana Pace, que foi professora na Anhembi Morumbi e participou comigo de todo o processo de elaboração do curso e das receitas selecionadas.

O curso terá início no começo de fevereiro com duas aulas semanais e em seu currículo privilegia a base da Culinária Francesa. Um curso que se inicia com o aprendizado das técnicas básicas da cozinha e vai evoluindo suas receitas ao longo do curso ( legumes e verduras, molhos, entradas frias, quentes, pratos de peixe, aves e carnes, tortas, prato de buffet e coquetel, massas, etc.) E não esquecendo de panificação e confeitaria que também fazem parte do currículo deste curso.

Os alunos contarão com bibliografia e indicação de livros, visitas profissionais e todo um material didático feito exclusivamente para o curso com textos e informações técnicas necessárias a uma boa formação.

Fizemos no mês passado uma aula inaugural para alguns jornalistas (foto) para que pudessem sentir e experimentar uma aula prática. Nesta aula, eles assistiram a 1h30 de demonstração e tiveram 1h30hs para executar suas tarefas.

Será um grande e importante desafio dar aulas e formar alunos que têm interesse na culinária ou já atuam na área, mas sentem falta de mais conhecimento técnico
.

Dar aulas para mim é algo profundamente apaixonante, porque digo sempre que um Chef vale mais pelo que ele é capaz de ensinar do que pelo que é capaz de fazer. Um chef precisa perpetuar seu trabalho ao longo de sua carreira e formar pessoas é a melhor forma de dar continuidade a seu trabalho, pois sua carreira sempre fará parte de um processo infinito de formar pessoas que formam pessoas.

Para maisores informacoes : www.ateliergourmand.com.br ou tel 3060-9547

http://vinhoegastronomia.uol.com.br/palavras_da_chef/cozinhareumaarte.php

Nenhum comentário: