domingo, 1 de agosto de 2010

Revista Máxima/ Nacional - Agosto 2010

Panela qual é a sua?
Antiaderente, inox; vidro, alumínio.... São vários os materiais desse utensílio indispensável na cozinha. Mas você sabe qual deles é ideal para cada alimento?
Qual preserva o sabor e os nutrientes da comida? E mais: quais são os cuidados necessários para conservar a sua panela intacta?
por Fernanda de Almeida
Ferro
Ideal para cozido de carnes, legumes, molhos, arroz e feijão. Não se deforma com o calor e conserva a temperatura.
"Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo, indica que cozinhar nesse tipo de panela ajuda a suprir cerca de 20% da necessidade diária de ferro", afirma Alex Caputo, do Atelier Gourmand, em São Paulo.
Depois de lavála, seque-a no forno para não enferrujar. Quando esfriar, passe uma camada de óleo antes de guardar. Na próxima vez que for usar, limpe antes. Se notar pontos de ferrugem, é hora de trocar a panela.
Inox
Esse material é resistente e atinge altas temperaturas rapidamente, ou seja cozinha em menor tempo e é ideal para qualquer tipo de alimento e fogão. "É a melhor panela para o dia a dia. Embora tenha um custo mais alto, não apresenta deformação, está menos sujeita a manchas e não libera resíduos durante o cozimento dos alimentos", explica o chef Alex Caputo.
Limpe -a com esponja macia, para não arranhar, e detergente neutro. O ideal é secar com pano logo depois de lavada.

Nenhum comentário: