domingo, 2 de maio de 2010

AULA-ALMOÇO NO ATELIER GOURMAND 12H30 EM PONTO!

Comer
AULA-ALMOÇO NO ATELIER GOURMAND: 12H30 EM PONTO!

Por Carol Almirón (carol@basilico.com.br)

Chef Alex Caputo com os pratos pré-preparados

A ideia de Paula Rizkallah, diretora do Atelier Gourmand, de oferecer na escola de gastronomia aulas-almoço, em que o participante aproveita a hora de almoço para aprender um menu completo com um profissional, está sendo colocada em prática desde fevereiro e tem alcançado um público de gourmands interessados não só em comer bem, mas em aprender com chefs renomados. Participantes anotam as dicas do chefDe 12h30 a 13h30 - nem um minuto a mais, nem um minuto a menos -, o chef tem que mostrar como pré-preparou os três pratos (entrada, prato principal e sobremesa - foto no alto), finalizá-los e ainda conversar, dar dicas e tirar dúvidas sobre o que foi apresentado. Para o participante, o tempo também é curto: olhar com atenção a elaboração, anotar as dicas (foto ao lado), sentar-se à mesa, beber (estão incluídos uma taça de vinho, água e café), comer e avaliar o curso em uma hora é um desafio. “Essa ideia combina muito bem com o perfil do paulistano”, diz Paula. Sim. Apesar do ambiente tranquilo, do clima descontraído, há sim uma certa pressão - típica paulistana - pelo cumprimento do horário. O que é bom e ruim, dependendo do caso. Para quem tem um horário rígido e pouco tempo para se dedicar ao hobby gastronômico, o curso cai como uma luva. Se a intenção, porém, é fazer da aula um encontro com um amigo, um bate-papo de negócios ou simplesmente um passeio descompromissado, o programa não é o mais apropriado. Há pouco tempo para o detalhamento das técnicas ou da história por trás da receita, mas há tempo suficiente para se bater um papo informal com o chef e sobretudo para se sentir instigado a tentar repetir os passos em casa (com mais tempo, para errar e acertar) - já que o custo de R$ 80 por pessoa também inclui as receitas impressas.

Alex Caputo explica as receitas aos participantes

"O ambiente é bem sossegado, muito diferente de quando estou na cozinha de um restaurante, com outros vários profissionais, cada um fazendo uma coisa. Aqui posso me dedicar melhor à preparação e aos alunos", comenta o chef Alex Caputo, que neste mês de maio ministra as aulas de quarta-feira, com pratos inspirados na cozinha italiana: trio de bruschetas (tomate e basílico, cogumelos e cebolinha, queijo brie com pera), saltimboca alla romana com nhoque verde (foto abaixo, à esquerda, e receita no link) e pêssegos grelhados com gelato de canela.

Saltimboca alla romana com nhoque verdeChef Alex Caputo conversa com participantes

Para conseguir oferecer uma refeição completa a seus 12 clientes/alunos (limite máximo), Caputo chega ao Atelier Gourmand às 8h30. "Gosto de fazer tudo com calma. Prefiro esperar pelo horário do que ver o pessoal chegando e não ter tudo na mão. No começo, achei que seria impossível demonstrar tudo em uma hora, mas agora já sabemos como é a dinâmica e dá certo", analisa o chef, que tem como companheiros no projeto os chefs Marcela Maragliano, Marcelo Rodrigues, Camila Taquari e Cláudio Necheto (um em cada dia da semana). O menu oferecido pelos chefs muda a cada mês. Para conferir a programação da aula-almoço, prevista até, no mínimo, julho, visite o site do Atelier Gourmand. Atelier Gourmand R. Bela Cintra, 1783, Jardins Tel.: (11) 3060-9547 www.ateliergourmand.com.br

Nenhum comentário: