terça-feira, 4 de maio de 2010

Blog Experiência Gastronômica

Do Fasano pra sala de aula

Fiz mais uma das minhas aulas no Atelier Gourmand, dessa vez com o grande chef do Fasano, Salvatore Loi. Já que comprei a máquina de abrir massas, resolvi aprender mais algumas receitinhas pra colocar em prática. Nessa aula o Salvatore ensinou a abrir massa fresca tipo macarrão, além de duas receitas de molhos.

Pra começar, uma curiosidade super bacana, além de aprendermos a receita base para massa, conhecemos a famosa guitarra utilizada para fazer o Spaghetti Guitarra. Pra quem adora uma frescura como eu é uma tentação pura!

A guitarra, macarrão artesanal

O segredo da massa é o ovo, no caso a gema. Só gema. Se for caipira melhor ainda. A massa de macarrão fresco é basicamente uma mistura de farinha de trigo (quanto mais zeros melhor), semolina e gema. Bastante gema. Depois, é misturar, abrir, cortar e preparar o molho de sua preferência.

O Spaghetti Guitarra

Essa mesma massa dá pra cortar em diferentes formatos e criar diferentes molhos. Na aula, aprendemos e provamos Spaghetti alla guitarra com ragú de cordeiro e cogumelo morrillis. O segredo todo está no caldo de cordeiro que na real só com muita paciência ou em restaurante mesmo pra fazer… mas ter uma boa carne de cordeiro e finalizar a massa no molho sempre ajuda.

Spaghetti alla guitarra com ragú de cordeiro e cogumelo morrillis

Depois, veio a receita de Spaguettini speciale com molho de pargo e tomate fresco. Aqui a massa é grano duro número 12, comprada mesmo. Como não tinha pargofresco no dia, fizemos com tilápia. A parte mais bacana foi esse jeito de cozinhar o espagueti no caldo de peixe numa panela baixa só com o necessário pra cobri-lo. Dá um sabor fantástico!

Spaguettini speciale com molho de pargo e tomate fresco

As duas receitas estavam uma delícia, mas o peixe superou às expectativas! Ficamos um tempão exercitando abrir massa na aula, foi divertido. Depois que você pega a prática, na real é fácil e prazeroso. Poder comer uma massinha feita na hora é muito especial e tem um sabor bem diferente. Delícia, delícia!

Mais uma lição, mais um mestre

Fora tudo isso, o Salvatore é uma graça, super gentil, atencioso, sem frecura, muito gente boa. Ele até virou a panela pra aparecer melhor na minha foto! Às vezes a gente cria uma imagem do chef pela aura do restaurante, mas é só impressão, cada um é um. Muitas lições.

Nenhum comentário: